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Uma coleção inédita de excecional qualidade!
POTENTES, MAJESTOSOS, ÚNICOS…
Mais do que os maiores do seu tempo, foram marcos na história dos transportes pesados rodoviários.
Consiga os grandes camiões articulados das décadas de 50, 60 e 70 à escala 1/43 numa coleção exclusiva!

AS MARCAS MAIS EMBLEMÁTICAS...
os modelos mais populares, os mais diversos reboques…
Pela primeira vez pode reunir numa só coleção os grandes camiões articulados que contribuíram para o desenvolvimento económico da Europa em geral e também de Portugal durante os anos cinquenta, sessenta e setenta. Fabricadas com metal e plástico injetado, as réplicas em miniatura destes colossos da estrada vão satisfazer as expectativas dos colecionadores mais exigentes.

Uma coleção inédita de excecional qualidade!
• Escala 1/43
• Reproduções fiéis aos originais
• Peças em plástico e metal injetado
• Marcas comerciais emblemáticas
• Grande variedade de marcas e modelos de camiões

Conheça o mundo apaixonante dos camiões articulados!
Os fascículos, assessorados por especialistas e profusamente ilustrados, vão cativá-lo logo desde a primeira página.

CARACTERÍSTICAS DA COLEÇÃO
Os fascículos, assessorados por especialistas e profusamente ilustrados, vão cativá-lo logo desde a primeira página.
Entregas
Em cada entrega 1 Fascículo + 1 Miniatura
- Entrega 1 - Fascículo + miniatura: berliet tr 12 (1964)
- Entrega 2 - Fascículo + miniatura: unic mz-36 tca (1960)
- Entrega 3 - Fascículo + miniatura: barreiros super azor gran ruta (1965-1969)
- Entrega 4 - Fascículo + miniatura: pegaso «mofletes» (1948-1959)
- Entrega 5 - Fascículo + miniatura: willème lc 610 t (1952)
- Entrega 6 - Fascículo + miniatura: berliet tlr 10 m (1953-1957)
- Entrega 7 - Fascículo + miniatura: ebro b-45 (1962)
- Entrega 8 - Fascículo + miniatura: berliet tbh 280 (1975-1986)
- Entrega 9 - Fascículo + miniatura: scania lbt 141 (1976-1981)
- Entrega 10 - Fascículo + miniatura: somua jl 17 (1953-1955)
- Entrega 11 - Fascículo + miniatura: mercedes-benz lps 1932 (1970-1974)
- Entrega 12 - Fascículo + miniatura: citroën t55 heuliez (1962-1965)
- Entrega 13 - Fascículo + miniatura: bernard tda 160/35 (1960-1964)
- Entrega 14 - Fascículo + miniatura: saviem 19.280 htb (1978)
- Entrega 15 - Fascículo + miniatura: volvo f89 (1970-1977)
- Entrega 16 - Fascículo + miniatura: unic zu 102 t (1956-1959)
- Entrega 17 - Fascículo + miniatura: saviem ps 30 t (1977-1980)
- Entrega 18 - Fascículo + miniatura: mack b61t (1953-1955)
- Entrega 19 - Fascículo + miniatura: willème ld 610 tbh horizon (1956-1962)
- Entrega 20 - Fascículo + miniatura: bernard 150 mb (1951-1965)
- Entrega 21 - Fascículo + miniatura: saviem jm 200 (1964-1968)
- Entrega 22 - Fascículo + miniatura: f.a.r. type cm 75 (1953-1972)
- Entrega 23 - Fascículo + miniatura: unic zu 42t (1956-1960)
- Entrega 24 - Fascículo + miniatura: berliet tr 350 turbo (1978-1980)
- Entrega 25 - Fascículo + miniatura: saviem sm 8 t (1967-1975)
- Entrega 26 - Fascículo + miniatura: pegaso - 2011/50 (1964-1972)
- Entrega 27 - Fascículo + miniatura: pegaso 2030 (1964-1977)
- Entrega 28 - Fascículo + miniatura: unic zu 120 t (1954-1960)
- Entrega 29 - Fascículo + miniatura: mercedes-benz lps 333 (1958-1961)
- Entrega 32 - Fascículo + miniatura: willème tl 101 horizon (1962-1970)
- Entrega 33 - Fascículo + miniatura: berliet tbo 15 m3 6x4 (1967-1973)
- Entrega 34 - Fascículo + miniatura: mercedes sk 1948
- Entrega 35 - Fascículo + miniatura: citroën u 55 (1953-1965)
- Entrega 36 - Fascículo + miniatura: volvo fh12 (1993-2003)
- Entrega 38 - Fascículo + miniatura: scania lbt 141 (1976-1981)
- Entrega 39 - Fascículo + miniatura: saviem tancarville (1959-1967)
- Entrega 40 - Fascículo + miniatura: iveco stralis (2002)
- Entrega 37 - Fascículo + miniatura: unic t 270 a2 (1970-1974)
- Entrega 30 - Fascículo + miniatura: renault «fainéant» (1950-1955)
- Entrega 31 - Fascículo + miniatura: mercedes-benz sk 1948 (1988-1997)

Entrega Nº 1
22-08-2016
fascículo + miniatura: berliet tr 12 (1[...]
A cabina TR 12 seduziu todo o mundo quando foi apresentada em 1964, tanto pelo seu modern[...]
A cabina TR 12 seduziu todo o mundo quando foi apresentada em 1964, tanto pelo seu moderno design exterior como pela sua comodidade interior pois incorporava, de série, uma cama atrás do posto de condução. O chassis continuava a ser igual ao do seu antecessor, o TRK 10, com longarinas e barras de aço. Os 240 CV do seu motor de doze litros também causaram sensação.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros
POTÊNCIA: 240 Cv
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 3,4 m
PESO VAZIO: 6 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 2
05-09-2016
fascículo + miniatura: unic mz-36 tca ([...]
A excelente relação qualidade-preço fez com que o Unic MZ-36 TCA não tivesse rival em Fra[...]
A excelente relação qualidade-preço fez com que o Unic MZ-36 TCA não tivesse rival em França nos princípios da década de 60, para os condutores que procuravam uma tratora de baixo custo. Este modelo, também chamado «cabina Auteuil», foi o primeiro camião que o fabricante francês Unic ofereceu com a configuração de cabina avançada. Um dos seus sinais identificativos era a grande superfície envidraçada em todas as direções. A nível mecânico era propulsado por um motor de quatro cilindros em linha de cinco litros e 115 Cv de potência.
Ficha técnica
MOTOR: 4 cilindros em linha
POTÊNCIA: 115 Cv
CILINDRADA: 5000 cm3
DIMENSÕES: comp.: 1,75 m; larg.: 2,25 m; dist. eixos: 2,3 m
PESO VAZIO: 3455 kg
PESO MÁXIMO: 18 t

Entrega Nº 3
19-09-2016
fascículo + miniatura: barreiros super [...]
Em Espanha, Barreiros é sinónimo de diesel. A pequena empresa independente começou do zer[...]
Em Espanha, Barreiros é sinónimo de diesel. A pequena empresa independente começou do zero, sem ajudas governamentais, e conseguiu transformar-se num rival competitivo para a Pegaso, que nascera sob os auspícios do Instituto Nacional de Industria. O Super Azor Gran Ruta foi o grande camião da Barreiros, com a sua cabina Panoramic, desenhada pela francesa Berliet, e o seu motor de 6 cilindros, de conceção própria.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros de 10 170 cm3, 170 Cv a 2200 rpm
CABINA: Panoramic
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 4 m Estrutura: Chassi separado em aço de longarinas e tirantes
PESO VAZIO: 4780 kg
PESO MÁXIMO: 26 000 kg

Entrega Nº 4
03-10-2016
fascículo + miniatura: pegaso «mofletes[...]
O primeiro modelo da mítica firma espanhola, apresentado em 1946 e batizado como Pegaso I[...]
O primeiro modelo da mítica firma espanhola, apresentado em 1946 e batizado como Pegaso I, mais popularmente conhecido como «Mofletes», era uma versão do velho Hispano-Suiza 66 G, um camião que, por sua vez, guardava grandes reminiscências com o Alfa Romeo 800. Fabricado nas instalações de La Sagrera em Barcelona, o Pegaso I foi o primeiro produto da então recém-criada empresa de veículos industriais ENASA. Um ano depois, foi lançada a versão com motor diesel que foi denominada Pegaso II.
Ficha técnica
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 3,8 m
CABINA: Pegaso Z-701
ESTRUTURA: Chassi separado em aço de longarinas e tirantes
PESO VAZIO: 6500 kg
PESO MÁXIMO: 26 650 kg
MOTOR: 6 cilindros de 9347 cm3, 140 Cv a 1850 rpm

Entrega Nº 5
24-10-2016
fascículo + miniatura: willème lc 610 t[...]
O fabricante de camiões Willème deu um importante salto em frente com o LC 610 T, sucesso[...]
O fabricante de camiões Willème deu um importante salto em frente com o LC 610 T, sucessor do L 10 T. Apresentado em 1952, à primeira vista podia apreciar-se uma frente muito mais musculada que sugeria melhores desempenhos, mais força e um novo estilo. Os pneus de 20 polegadas, montados em jantes desmontáveis, também contribuíam para a superioridade do veículo. Graças a uma nova caixa de velocidades, a sua velocidade de ponta alcançava os 75 km/h.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros
POTÊNCIA: 175 CV
CILINDRADA: 13 540 cm3
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 4,45 m
PESO VAZIO: 7,2 t
PESO MÁXIMO: 26 t

Entrega Nº 6
07-11-2016
fascículo + miniatura: berliet tlr 10 m[...]
O TLR 10 foi um dos primeiros camiões tratores de ampla difusão em França durante a décad[...]
O TLR 10 foi um dos primeiros camiões tratores de ampla difusão em França durante a década de 50. Foi muito utilizado com atrelados carroçados com caixas isotérmicas para o transporte de produtos frescos, colaborou eficazmente em trabalhos de construção, frequentemente rebocando caixas basculantes, e transportou combustíveis em cisternas e outros depósitos. Polivalente e potente, recebeu na sua última fase o magnífico motor Magic da Berliet.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros
POTÊNCIA: 180 Cv
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 3,5 m
PESO VAZIO: 6 t
PESO MÁXIMO: 31 t

Entrega Nº 7
21-11-2016
fascículo + miniatura: ebro b-45 (1962)
Perante o êxito do Ebro B-35, um camião de média dimensão com um modesto motor diesel de [...]
Perante o êxito do Ebro B-35, um camião de média dimensão com um modesto motor diesel de 4 cilindros e 3,6 litros, a empresa Motor Ibérica, S.A. desenvolveu a versão de chassi longo, o B-45. Para além de ser utilizado com caixa de carga também surgiu na versão com cisterna, furgão fechado e basculante. Houve inclusivamente uma versão com chassi encurtado que a Iberia utilizou como caimão trator para o seu reboque conhecido como «la jardinera», que transportava os passageiros entre o avião e o terminal do aeroporto.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel 4 cilindros
POTÊNCIA: 70 Cv a 2500 rpm
CILINDRADA: 3610 cm3
DIMENSÕES*: comprimento: 5,8m; largura: 2,1 m; distância entre eixos: 2,2 m
PESO VAZIO: 2,3 t
PESO TOTAL COM CARGA: 7,7 t

Entrega Nº 8
06-12-2016
fascículo + miniatura: berliet tbh 280 [...]
Em meados de 1970, a Berliet lançou o TBH 280, a versão trator do camião rígido GBH 280, [...]
Em meados de 1970, a Berliet lançou o TBH 280, a versão trator do camião rígido GBH 280, com a qual partilhava as características técnicas. Este modelo de três eixos, com configuração 6x4 e um robusto chassi, apresentava uma cabina de capô longo, sob o qual se alojava um propulsor diesel que rendia 260 Cv. Foi muito utilizado no setor das obras públicas pelas suas apreciadas capacidades de carga e aderência em terrenos irregulares, virtudes que dele fizeram um dos camiões madeireiros por excelência da época.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel Magic, 6 cilindros
POTÊNCIA: 242 Cv
CILINDRADA: 12 l
DIMENSÕES: comprimento: 7,68m; largura: 2,48 m; distância entre eixos: 3,98 m
PESO VAZIO: 8,8 t
PESO TOTAL COM CARGA: 38 t

Entrega Nº 9
19-12-2016
fascículo + miniatura: scania lbt 141 ([...]
A série 140 foi a artífice da passagem da Scania de pequeno fabricante do Norte da Europa[...]
A série 140 foi a artífice da passagem da Scania de pequeno fabricante do Norte da Europa para gigante de prestígio mundial. Após vários anos de competição com a sua eterna rival, a também sueca Volvo, o lançamento desta série em 1969, seguida da sua
evolução, a 141, afirmou a Scania como a marca rainha da grande tonelagem no Velho Continente e permitiu-lhe dar o salto definitivo para a conquista de outros mercados.
Ficha técnica
MOTOR: DS 14 diesel V8 turboalimentado
POTÊNCIA: 370 Cv a 2000 rpm
DIMENSÕES: comprimento: 6,5 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 3 m
PESO VAZIO: 8,3 t
PESO TOTAL COM CARGA: 61 t

Entrega Nº 10
03-01-2017
fascículo + miniatura: somua jl 17 (195[...]
O para-brisas panorâmico dividido em duas metades era, juntamente com a frente curva, o p[...]
O para-brisas panorâmico dividido em duas metades era, juntamente com a frente curva, o principal sinal de identidade deste camião Somua. Dele existiram duas versões, uma com 140 Cv, o JL 16, e outra com 150 Cv, o JL 17.150. Para as distinguir basta reparar na frente: a primeira dispõe de dois faróis junto á grelha ovalada em posição vertical, enquanto a segunda conta com dois faróis adicionais.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros
POTÊNCIA: 150 Cv
CILINDRADA: 9300 cm3
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS: 3,2 m
PESO VAZIO: 6,1 t
PESO MÁXIMO: 26 t

Entrega Nº 11
17-01-2017
fascículo + miniatura: mercedes-benz lp[...]
Lançado no mercado em 1970, o LPS 1932 fazia parte da potente ofensiva no setor dos [...]
Lançado no mercado em 1970, o LPS 1932 fazia parte da potente ofensiva no setor dos camiões que a Mercedes-Benz protagonizou durante aquele período. Este modelo, dotado de uma moderna cabina, nasceu com a missão de substituir a anterior série LPS, comercializada em 1955. Tinha um peso máximo autorizado de 38 t e estava equipado com um excelente motor diesel V10 com 320 Cv de potência.
Ficha técnica
MOTOR: OM 403 diesel V10
POTÊNCIA: 320 Cv a 2500 rpm
CILINDRADA: 15 950 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6,9 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 3,2 m
PESO VAZIO: 19 t
PESO TOTAL COM CARGA: 38 t

Entrega Nº 12
31-01-2017
fascículo + miniatura: citroën t55 heul[...]
O novo T55 foi apresentado em França em 1952, embora na realidade fosse a atualização do [...]
O novo T55 foi apresentado em França em 1952, embora na realidade fosse a atualização do T45, lançado em 1934 e assim chamado pelas suas 4,5 t de carga. Relativamente a este modelo, o T55 exibia uma nova cabina semiavançada do carroçador Levallois, mas o chassi e a mecânica eram idênticos. Rústico, resistente e económico, o T55 e o seu antecessor foram autênticos campeões de vendas durante quatro décadas.
Ficha técnica
MOTOR: Type 100 diesel, com 6 cilindros em linha
POTENCIA: 86 Cv a 2300 rpm
CILINDRADA: 5180 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,7 m; largura: 2,3 m; distância entre eixos: 3,6 m
PESO VAZIO: 3 t
PESO MÁXIMO: 8 t

Entrega Nº 13
14-02-2017
fascículo + miniatura: bernard tda 160/[...]
Embora na década de 50 os camiões Bernard gozassem já de grande prestígio pela sua fiabil[...]
Embora na década de 50 os camiões Bernard gozassem já de grande prestígio pela sua fiabilidade, longevidade e excelentes acabamentos, com a apresentação em 1960 do TDA 160/35 a marca francesa afirmou-se como pioneira ao equipar os seus camiões e tratores com suspensão pneumática.
Para o novo modelo, Bernard encomendou ao designerCharbonneaux uma cabina que surpreendeu pela sua estética
inovadora de ângulos pronunciados.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, com 6 cilindros
POTÊNCIA: 160 Cv a 1800 rpm
CILINDRADA: 12 100 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,9 m; largura: 2,5 m; distância entre eixos: 3,4 m
PESO VAZIO: 6,8 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 14
28-02-2017
fascículo + miniatura: saviem 19.280 ht[...]
O 19.280 foi um dos modelos resultantes da associação entre a marca francesa Saviem e ale[...]
O 19.280 foi um dos modelos resultantes da associação entre a marca francesa Saviem e alemã MAN que juntas criaram uma série de eficazes camiões destinados ao trabalho em minas, pedreiras e obras públicas. Fiáveis e robustos, estes modelos eram equipados com o motor mais potente do seu tempo, um propulsor pluricombustível que otimizava o rendimento através da injeção direta com turbocompressor.
Ficha técnica
MOTOR: Type D 2566 diesel, com 6 cilindros em linha
POTÊNCIA: 310 Cv
CILINDRADA: 11 410 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6/6,4 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 3,7/4,1 m
PESO VAZIO: 6,3 t
PESO MÁXIMO: 38 t

Entrega Nº 15
14-03-2017
fascículo + miniatura: volvo f89 (1970-[...]
Quando a Alemanha aprovou, em finais da década de 60, a norma que exigia dotar de maior p[...]
Quando a Alemanha aprovou, em finais da década de 60, a norma que exigia dotar de maior potência os camiões de grande tonelagem, a Volvo optou por incorporar um turbocompressor ao seu propulsor de seis cilindros.
O novo modelo da Volvo, o F89, vinha já equipado com um destes motores sobrealimentados que demonstrou ter um excelente comportamento mecânico e aliado à sua confortável cabina explicaria o grande êxito comercial do camião.
Um êxito que contribuiu para a expansão da marca sueca no Velho Continente.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, com 6 cilindros
POTÊNCIA: 330 Cv a 2200 rpm Cilindrada: 12 000 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,45 m; largura: 2,50 m; distância entre eixos: 3,20 m
PESO VAZIO: 6,7 t
PESO MÁXIMO: 42 t

Entrega Nº 16
28-03-2017
fascículo + miniatura: unic zu 102 t (1[...]
A Unic iniciou o fabrico de camiões de grande tonelagem sob a alçada do grupo Simca.Um do[...]
A Unic iniciou o fabrico de camiões de grande tonelagem sob a alçada do grupo Simca.
Um dos seus modelos mais carismáticos e de maior sucesso comercial foi o ZU 102 T, comercializado a partir de 1956. Tratava-se de um camião articulado de formas rotundas, equipado com um motor diesel de 10 litros de cilindrada e 150 Cv de potência, capaz de arrastar cargas superiores a 24 t..
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 150 CV
CILINDRADA: 9840 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6,47 m; largura: 2,40 m; distância entre eixos: 3,80 m
PESO VAZIO: 6,65 t
PESO MÁXIMO: 31 t

Entrega Nº 17
11-04-2017
fascículo + miniatura: saviem ps 30 t ([...]
Na década de 1970, a Saviem era uma das marcas que operava sob a direção da Renault Véhic[...]
Na década de 1970, a Saviem era uma das marcas que operava sob a direção da Renault Véhicules Industriels. Em 1977 foi lançado o modelo PS 30 T, destinado ao segmento do transporte de longo curso.
Entre as suas qualidades destacavam-se uma cabina funcional e uma eficaz mecânica que permitia moderar o consumo.
Obtinha-se assim uma excelente relação produto-preço que assegurou o sucesso do modelo em França.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 280 Cv a 2200 rpm
CILINDRADA: 11 400 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,75 m; largura: 2,50 m; distância entre eixos: 3,35 m
PESO VAZIO: 6,2 t
PESO MÁXIMO: 38 t

Entrega Nº 18
25-04-2017
fascículo + miniatura: mack b61t (1953-[...]
Resistente, duradouro e fiável: os adjetivos associados à imagem dos Mack tiveram especia[...]
Resistente, duradouro e fiável: os adjetivos associados à imagem dos Mack tiveram especial aplicação no B61T. Este modelo foi um dos mais representativos na história da marca fundada em Nova Iorque pelos irmãos John e August Mack, em 1990.
Todos os veículos que desde então fizeram parte do catálogo da marca caracterizaram-se pela robustez, capacidade e grande rendimento.
Com mais de um século de história, Mack é a marca decana dos construtores norte-americanos de grande tonelagem.
Ficha técnica
MOTOR: Thermodyne END 673, com 6 cilindros em linha
POTÊNCIA: 170 Cv
CILINDRADA: 15 950 cm3
DIMENSÕES: comprimento: variável; largura: 2,3 m; distância entre eixos: 3,7 m
PESO VAZIO: 4,5 t
PESO MÁXIMO: 20 t

Entrega Nº 19
09-05-2017
fascículo + miniatura: willème ld 610 t[...]
O êxito comercial obtido pelo camião Willème LC 610 desde o seu aparecimento em 1952 levo[...]
O êxito comercial obtido pelo camião Willème LC 610 desde o seu aparecimento em 1952 levou o construtor francês a lançar no mercado um novo modelo, o LD 610, que incorporava uma versão tratora com cabina avançada, o TBH. O projeto desta moderna cabina foi encomendado ao carroçador Cottard, e a comercialização do novo modelo, dotado da mesma mecânica utilizada pelo seu antecessor mas com maior
potência e capacidade de carga, começou em 1956.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 190 Cv
CILINDRADA: 13 540 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,77 m; largura: 2,50 m; distância entre eixos: 3,50 m
PESO VAZIO: 6,76 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 20
23-05-2017
fascículo + miniatura: bernard 150 mb ([...]
Bernard construiu no princípio da década de cinquenta o 150 MB, um camião tão elegante qu[...]
Bernard construiu no princípio da década de cinquenta o 150 MB, um camião tão elegante quanto robusto e fiável. Com um peso máximo autorizado de 21 toneladas, a sua configuração de cabina basculante facilitava o acesso a um motor diesel que bebitava uma potência máxima de 150 Cv. Uma aposta segura, que teve uma elevada
aceitação no mercado.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 150 Cv a 1700 rpm
CILINDRADA: 12 100 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,97 m; largura: 2,35 m; distância entre eixos: 3,60 m
PESO VAZIO: 6,6 t
PESO MÁXIMO: 21 t

Entrega Nº 21
06-06-2017
fascículo + miniatura: saviem jm 200 (1[...]
Equipado com um motor de 6 cilindros e 210 Cv de potência, o trator JM 200 da Saviem foi [...]
Equipado com um motor de 6 cilindros e 210 Cv de potência, o trator JM 200 da Saviem foi lançado no mercado em 1964. Graças às 35 toneladas de peso máximo autorizado, o Saviem JM 200 era capaz de transportar as cargas mais pesadas e estava disponível em duas opções de cabina avançada: os modelos 840 e 830. Esta última versão era sobretudo utilizada com reboques cisterna.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 210 Cv
CILINDRADA: 9 660 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,95 m; largura: 2,40 m; distância entre eixos: 3,35 m
PESO VAZIO: 5,75 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 22
20-06-2017
fascículo + miniatura: f.a.r. type cm 7[...]
O construtor de camiões francês F.A.R. comercializou desde 1953 o modelo Type CM 75. A pr[...]
O construtor de camiões francês F.A.R. comercializou desde 1953 o modelo Type CM 75. A principal particularidade dos camiões desta marca era a de contarem com um único eixo dianteiro, capaz de oferecer uma manobrabilidade muito superior à dos seus concorrentes. Além disso, dispunha de um sistema de conexão e desconexão do reboque ativável a partir da cabina.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 86 Cv a 2400 rpm
CILINDRADA: 5000 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,06 m; largura: 2,15 m; distância entre eixos: 3 m
PESO VAZIO: 3,1 t
PESO MÁXIMO: 13 t

Entrega Nº 23
04-07-2017
fascículo + miniatura: unic zu 42t (195[...]
Em meados da década de 50, o construtor francês Unic atualizou toda a sua gama de camiões[...]
Em meados da década de 50, o construtor francês Unic atualizou toda a sua gama de camiões. Entre os de baixa tonelagem encontrava-se o ZU 42T Donon, que na sua versão tratora podia rebocar um atrelado de 12 t. Com cabina semiavançada e uma vistosa grelha na parte dianteira do capô, o Donon foi dotado com um motor diesel de quatro cilindros que debitava uma potência máxima de 90 Cv e permitia alcançar os 70 km/h de velocidade máxima.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, com 4 cilindros em linha
POTÊNCIA: 90 Cv
CILINDRADA: 6560 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,21 m; largura: 2,15 m; distância entre eixos: 3,14 m
PESO VAZIO: 3,5 t
PESO MÁXIMO: 15,5 t

Entrega Nº 24
18-07-2017
fascículo + miniatura: berliet tr 350 t[...]
O TR 350 Turbo da Berliet foi lançado no mercado por Renault Véhicules Industriels em 197[...]
O TR 350 Turbo da Berliet foi lançado no mercado por Renault Véhicules Industriels em 1977 para competir com os melhores modelos da época. Graças às suas 38 t de peso máximo autorizado e ao seu excelente motor diesel V8 de 356 Cv, que lhe conferia um alto rendimento, este camião encarnava a resposta francesa às necessidades do transporte rodoviário europeu.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 8 cilindros
POTÊNCIA: 356 Cv a 2000 rpm
CILINDRADA: 14 880 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,715 m; largura: 2,490 m; distância entre eixos: 3,200 m
PESO VAZIO: 6,73 t
PESO MÁXIMO: 38 t

Entrega Nº 25
01-08-2017
fascículo + miniatura: saviem sm 8 t (1[...]
Em 1967 a Saviem lançou no mercado uma versão tratora polivalente do seu camião SM 8.Era [...]
Em 1967 a Saviem lançou no mercado uma versão tratora polivalente do seu camião SM 8.
Era um modelo dotado de cabina avançada basculante, com uma grande superfície vidrada e um peso máximo autorizado de 19 t e equipado com um robusto motor diesel de origem MAN, que debitava uma potência máxima de 135 Cv. O tom característico da cabina era o chamado «azul Saviem».
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 135 Cv a 2900 rpm
CILINDRADA: 5270 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,16 m; largura: 2,19 m; distância entre eixos:3, 00 m
PESO VAZIO: 3,4 t
PESO MÁXIMO: 19 t

Entrega Nº 26
15-08-2017
fascículo + miniatura: pegaso - 2011/50[...]
O 2011/50 afirmou-se como o mais poderoso instrumento de carga nas estradas de Espanha do[...]
O 2011/50 afirmou-se como o mais poderoso instrumento de carga nas estradas de Espanha dos finais da década de 1960. Tratava-se da versão sobrealimentada do camião trator 2011, que já dispunha do inovador motor de 200 Cv, que fora a surpresa da Pegaso em 1964.
Os 260 Cv que chegaram a propulsar o 2011/50 turboalimentado permitiam-lhe trabalhar de forma incansável na geografia espanhola, sem que as subidas com carga plena atrasassem a sua progressão.
Ficha técnica
MOTOR: 6 cilindros em linha
POTÊNCIA: 260 Cv a 2000 rpm
CILINDRADA: 10 518 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,8 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 3,30 m
VELOCIDADE MÁXIMA: 75 km/h
PESO VAZIO: 975 kg
PESO MÁXIMO: 38 t

Entrega Nº 27
20-09-2017
fascículo + miniatura: pegaso 2030 (196[...]
O 2030 foi a versão tratora do grande campeão de vendas da Pegaso, o conhecido «Comet»,&n[...]
O 2030 foi a versão tratora do grande campeão de vendas da Pegaso, o conhecido «Comet», lançado no início da década de 1960. Este camião, que se destacava pela sua relação preço-qualidade, era propulsado por um motor de origem Leyland, melhorado e capaz de vencer subidas com 20 por cento de desnível com plena carga e sem perder força.
Moderno, eficiente e acessível ao bolso do transportador espanhol da época, gozou de uma excelente carreira comercial.
Ficha técnica
MOTOR: 9020 diesel com 6 cilindros
POTÊNCIA: 125 Cv a 2400 rpm
CILINDRADA: 6550 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 4,8 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 2,6 m
PESO VAZIO: 4,2 t
PESO MÁXIMO: 20,2 t

Entrega Nº 28
04-10-2017
fascículo + miniatura: unic zu 120 t (1[...]
Iniciada a década de 1950, a Unic empreendeu a renovação dos seus modelos, o que lhe prop[...]
Iniciada a década de 1950, a Unic empreendeu a renovação dos seus modelos, o que lhe proporcionaria uma época de verdadeiro esplendor. Dentro da gama de grande tonelagem, apresentou o ZU 120 T, uma poderosa cabina tratora equipada com um propulsor de 150 Cv capaz de arrastar um peso total admitido de 35 t. No seu equipamento de série, este modelo dispunha de direção assistida, uma cómoda inovação pouco frequente na época e muito apreciada pelos motoristas.
Ficha técnica
MOTOR: diesel com 6 cilindros
POTÊNCIA: 150 Cv
CILINDRADA: 9840 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6,470 m; largura: 2,482 m; distância entre eixos: 2,650 m
PESO VAZIO: 6,7 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 29
18-10-2017
fascículo + miniatura: mercedes-benz lp[...]
A marca alemã lançou em 1958 uma versão tratora da série de camiões LP, com um peso máxim[...]
A marca alemã lançou em 1958 uma versão tratora da série de camiões LP, com um peso máximo autorizado de 32 t. Oferecia uma singular solução técnica: um segundo eixo diretriz localizado 1,6 m à frente do eixo traseiro propulsor, uma configuração que lhe valeu o cognome de «centopeia». Graças a ela, a sua excelente manobrabilidade foi extremamente apreciada pelos motoristas.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 200 Cv A 2200 rpm
CILINDRADA: 10 735 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,12 m; largura: 2,50 m; distância entre eixos: 2, 85 m
PESO VAZIO: 6,70 t
PESO MÁXIMO: 32 t

Entrega Nº 32
22-11-2017
fascículo + miniatura: willème tl 101 h[...]
A marca francesa Willème reformulou em 1962 a nomenclatura da sua gama de camiões pesados[...]
A marca francesa Willème reformulou em 1962 a nomenclatura da sua gama de camiões pesados e o modelo de cabina avançada passou a denominar-se TL 101 Horizon. Este camião de imagem inconfundível, com um peso bruto máximo autorizado de 35 t, tinha um motor diesel de 6 cilindros que debitava 190 CV de potência.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 190 CV
CILINDRADA: 13 540 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,77 m; largura: 2,50 m; distância entre eixos: 3, 50 m
PESO VAZIO: 6,76 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 33
27-12-2017
fascículo + miniatura: berliet tbo 15 m[...]
Destinada a desempenhar missões da máxima dureza, a cabina tratora TBO da Berliet foi uma[...]
Destinada a desempenhar missões da máxima dureza, a cabina tratora TBO da Berliet foi uma referência entre os modelos aptos a rebocar pesos excecionais. A Berliet oferecia uma cabina semiavançada e um conjunto mecânico com tração a quatro das suas seis rodas, combinada com um motor diesel Magic de 6 cilindros.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 240 Cv
CILINDRADA: 14780 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 8,021 m; largura: 2,480 m; altura: 2,943 m
PESO VAZIO: 12,3 t
PESO MÁXIMO EM CARGA: 35 t/ 95 t

Entrega Nº 34
17-01-2018
fascículo + miniatura: mercedes sk 1948
Substituta do modelo NG, a série de camiões SK foi a resposta da Mercedes-Benz no segment[...]
Substituta do modelo NG, a série de camiões SK foi a resposta da Mercedes-Benz no segmento dos pesados às novas exigências de segurança e eficácia mecânica colocadas pelo mercado em finais da década de 1980. A potência dos seus motores era uma das suas qualidades mais valorizadas, entre as quais se encontrava também a espaçosa e confortável cabina Espace.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 8 cilindros em V
POTÊNCIA: 480 Cv
CILINDRADA: 15 080 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,990 m; largura: 2,490 m; dist. entre eixos: 3,500 m
PESO VAZIO: 7,1 t
PESO MÁXIMO EM CARGA: 38 t

Entrega Nº 35
31-01-2018
fascículo + miniatura: citroën u 55 (19[...]
A Citroën teve um papel de relevo no mercado francês de camiões durante várias décadas do[...]
A Citroën teve um papel de relevo no mercado francês de camiões durante várias décadas do século passado. Um dos seus produtos mais longevos foi o Type 45, que apareceu em 1934 e se transformou no Type 55 em 1953. Com uma nova cabina de inspiração norte-americana, a versão tratora do Type 55 podia rebocar um peso máximo autorizado de 17,4 t.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 6 cilindros em linha
POTÊNCIA: 76 Cv
CILINDRADA: 4 580 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,7 m; largura: 2,3 m; dist. entre eixos: 3,6 m
PESO VAZIO: 3,8 t
PESO MÁXIMO EM CARGA: 17,4 t

Entrega Nº 36
21-02-2018
fascículo + miniatura: volvo fh12 (1993[...]
A marca sueca Volvo lançou em 1993 a nova geração de camiões FH. Com uma plataforma nova,[...]
A marca sueca Volvo lançou em 1993 a nova geração de camiões FH. Com uma plataforma nova, cabinas de diferente altura e profundidade, potentes motores diesel e um travão mecânico de alto rendimento, o FH12 significou um grande avanço em economia de utilização, tecnologia e segurança. Melhorada nas suas sucessivas gerações, a série FH continua no mercado.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 6 cilindros em linha
POTÊNCIA: 420 CV
CILINDRADA: 12 100 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6,00 m; largura: 2,67 m; dist. entre eixos: 3,60 m
PESO VAZIO: 6,5 t
PESO MÁXIMO EM CARGA: 40 t

Entrega Nº 38
07-03-2018
fascículo + miniatura: scania lbt 141 ([...]
Em meados da década de 1970, a Scania afirmou-se como uma das referências europeias no se[...]
Em meados da década de 1970, a Scania afirmou-se como uma das referências europeias no segmento de camiões de grande tonelagem. Um dos artífices deste feito foi o LBT 141, uma versão tratora robusta e poderosa equipada com um motor diesel V8, capaz de debitar uma potência máxima de 375 Cv. Disponível em versões de dois e três eixos, podia rebocar pesos totais até 61 toneladas.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 8 cilindros em V
POTÊNCIA: 375 Cv a 2000 rpm
CILINDRADA: 14 200 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 6, 5 m; largura: 2,4 m; distância entre eixos: 3, 0 m
PESO VAZIO: 8,3 t
PESO MÁXIMO: 61 t

Entrega Nº 39
21-03-2018
fascículo + miniatura: saviem tancarvil[...]
Rebatizado com o nome de Tancarville, a Saviem comercializou desde 1959 um camião que se [...]
Rebatizado com o nome de Tancarville, a Saviem comercializou desde 1959 um camião que se tinha estreado em 1950 com o losango da Renault. A sua versão articulada podia rebocar um peso total de 23 t e estava equipada com um motor de modestas prestações cuja particularidade era a sua localização sob o chassi em posição horizontal.
Ficha técnica
MOTOR: Diésel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 105 Cv a 2400 rpm
CILINDRADA: 6230 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,28 m; largura: 2,43 m; distância entre eixos: 3, 00 m
PESO VAZIO: 4,28 t PESO
MÁXIMO: 23 t

Entrega Nº 40
04-04-2018
fascículo + miniatura: iveco stralis (2[...]
Lançado no mercado em 2002 para substituir os camiões Eurostar e Eurotech, o Stralis esta[...]
Lançado no mercado em 2002 para substituir os camiões Eurostar e Eurotech, o Stralis estabeleceu um marco quanto à competitividade dos Iveco no segmento dos camiões pesados. Dotado de potentes motores de 6 cilindros e destinado a cobrir as necessidades de carga entre 19 e 44 t, a sua evoluída tecnologia valeu-lhe o reconhecimento como Camião Internacional do Ano em 2003.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel Cursor, 6 cilindros
POTÊNCIA: 420 Cv a 1600 rpm
CILINDRADA: 12 880 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,975 m; largura: 2,500 m; distância entre eixos: 3, 500 m
PESO VAZIO: 8,2 t
PESO MÁXIMO: 44 t

Entrega Nº 37
18-04-2018
fascículo + miniatura: unic t 270 a2 (1[...]
No início da década de 70, a Unic apresentou em Paris a gama de camiões denominada «maxi-[...]
No início da década de 70, a Unic apresentou em Paris a gama de camiões denominada «maxi-routiers», de que fazia parte a cabina tratora T 270 A2, destinada ao segmento do transporte pesado. Contava com um potente motor V8 diesel de 270 Cv, de um notável rendimento, e de uma cabina avançada com para-brisas panorâmico, aos quais se somava um completo equipamento de segurança.
Ficha técnica
MOTOR: Diesel, 8 cilindros em V
POTÊNCIA: 270 Cv
CILINDRADA: 10 766 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,785 m; largura: 2,438 m; distância entre eixos: 3, 400 m
PESO VAZIO: 6,37 t
PESO MÁXIMO: 35 t

Entrega Nº 30
09-05-2018
fascículo + miniatura: renault «fainéan[...]
Em meados de 1950, a marca Renault apresentou a sua nova gama de camiões até 7 t, incluin[...]
Em meados de 1950, a marca Renault apresentou a sua nova gama de camiões até 7 t, incluindo a sua versão tratora: o Tracteur 12 Tones. A principal característica deste modelo era a localização do motor sob o chassi, em posição horizontal, o que significava vantagens assinaláveis. Apesar disso, o seu baixo rendimento levou a que fosse apelidado popularmente como «Fainéant», ou seja, «Preguiçoso».
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 6 cilindros
POTÊNCIA: 105 Cv a 2400 rpm
CILINDRADA: 6230 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,28 m; largura: 2,43 m; distância entre eixos: 3,00 m
PESO VAZIO: 4,28 t
PESO MÁXIMO: 23 t

Entrega Nº 31
23-05-2018
fascículo + miniatura: mercedes-benz sk[...]
Desde o seu lançamento em 1988, as séries SK permitiram à Mercedes-Benz dispor de uma for[...]
Desde o seu lançamento em 1988, as séries SK permitiram à Mercedes-Benz dispor de uma forte presença no mercado. A sua variante SK 1948 estava equipada com um motor diesel V8 de 480 Cv e oferecia um peso máximo autorizado de 38 t. O construtor alemão oferecia uma cabina espaçosa e confortável, denominada Espace, ideal para camionistas que efetuavam rotas que obrigavam a pernoitas.
Ficha técnica
MOTOR: diesel, 8 cilindros em V
POTÊNCIA: 480 Cv
CILINDRADA: 15 080 cm3
DIMENSÕES: comprimento: 5,990 m; largura: 2,490 m; distância entre eixos: 3,500 m
PESO VAZIO: 7,1 t
PESO MÁXIMO: 38 t

OFERTAS DA RESERVA GARANTIDA
Para conseguir estas ofertas tem de ativar o serviço de Reserva Garantida antes da entrega número 8 e mantê-lo ativo.

Conjunto de 3 litografias
Três litografias espetaculares da autoria do pintor Diego Serrano com a reprodu&cce[...]

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Cabina do camião Kenworth Bullnose com trailer “Mackie The Mover”.Entr[...]

Barreiros 42/38T (1965-1969)
A firma espanhola comercializou um robusto trator capaz de deslocar uma carga máxi[...]

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Barreiros 42/38T (1965-1969)
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Nota: Em caso de ruptura de stock, haverá substituição da oferta por outra de igual ou superior valor. Se por causas alheias à nossa vontade alguma das ofertas recebidas não se encontrar nas devidas condições, dispõe de 2 meses a contar da data de receção para solicitar a sua troca, devidamente identificada.