
Os veículos mais emblemáticos da segunda guerra mundial
Os veículos mais emblemáticos da segunda guerra mundial
Os veículos mais emblemáticos da segunda guerra mundial
Aproveite esta coleção exclusiva, que reúne os automóveis mais extraordinários, espetaculares ou lendários que fazem parte da história quotidiana da Segunda Guerra Mundial.
Cada modelo à escala 1/43 incluído nesta coleção foi selecionado e produzido respeitando a fidelidade dos detalhes do modelo original e com materiais de grande qualidade. As decorações correspondem a veículos e unidades reais que participaram na guerra e estão avalizadas pela experiência e documentação fornecida por especialistas em história militar.
CITROËN TRACTION AVANT 11 BL
O Traction Avant (tração dianteira) foi um dos modelos de automóveis mais populares da marca francesa Citroën.
Apresentado em 1934, era um conceito de automóvel que incorporava detalhes técnicos muito avançados para a época.
W-31 TYP G4-540
Este impressionante veículo todo-o-terreno de três eixos foi desenvolvido a partir de um modelo civil lançado em 1926. Devido ao seu elevado custo, fabricaram-se apenas 57 unidades repartidas por três séries que se produziram entre 1934 e 1939.
WILLYS MB JEEP®
O Willys MB foi um veículo ligeiro todo-o-terreno desenvolvido em 1940 para o Exército dos Estados Unidos. Projetado em tempo recorde pela empresa Bantam com base nas especificações requeridas pelos militares, a sua versatilidade e a sua robustez ficaram demonstradas em todos os campos de batalha da Segunda Guerra Mundial.
TYP 770K W150
O W150 era a versão melhorada do modelo W07.
Tratava-se de um automóvel muito luxuoso, destinado a clientes abastados. Por isso, a maioria dos W150 foram usados durante a guerra como veículos de representação para autoridades.
OPEL KAPITÄN
O Opel Kapitän foi o último modelo lançado pelo construtor automóvel alemão Opel antes do início da Segunda Guerra Mundial. Desenvolvido em 1938, construíram-se diversas versões do modelo até 1970, embora os mais famosos tenham sido fabricados antes do conflito.
853A CABRIOLET
Em 1937, o 853A ocupou o lugar de modelo topo de gama da empresa alemã Horch e de todo o grupo de empresas Auto-Union, ao qual a Horch também pertencia. Era uma versão melhorada do modelo 853 dotada de um novo motor com mais potência.
HOTCHKISS 686 CABOURG
O 686 foi um carro de gama alta produzido pela marca francesa Hotchkiss, entre 1936 e 1952. Não só apresentava uma elegante carroçaria, como também contava com um potente motor que o destacava na sua categoria e o tornou um excelente veículo de representação.
CADILLAC SERIES 75 FLEETWOOD V8
O Cadillac Series 75 Fleetwood V8 entregue ao general George S. Patton em 1945 foi um dos muitos automóveis usados pelo Exército dos EUA como veículo de ligação e transporte de personalidades, embora não fosse especificamente normalizado ou fabricado para uso militar.
PEUGEOT 202
O Peugeot 202, cuja conceção teve início em finais de 1937, foi produzido entre janeiro de 1938 e outubro de 1948. A simplicidade e a economia, tanto no custo como na manutenção deste modelo, transformaram-no num candidato ideal para ser utilizado pelas unidades militares.
KFZ. 15 901
Desenvolvido na Alemanha no final da década de 1930, o Kfz. 15 901 foi um veículo todo-o-terreno de comando e transmissões, também utilizado como trator de artilharia e para outros fins devido à sua grande robustez, mobilidade e capacidade de carga.
LAFFLY LICORNE V15T
O Laffly V15T foi um veículo todo-o-terreno concebido para satisfazer os requisitos do Exército francês, especificados em 1938. Os militares franceses precisavam de equipar as suas unidades com um veículo ligeiro capaz de rebocar uma peça antitanque AC de 25 mm de calibre.
TYP 1500 A KOMMANDEURWAGEN
O Typ 1500 A foi um veículo classificado como transporte de pessoal pesado, que foi fabricado pela empresa austríaca Steyr a partir de 1941. O Exército alemão empregou um grande número destes veículos em todos os teatros de operações.
BUICK SPECIAL SERIES 40
O Buick Series 40 foi um automóvel fabricado nos Estados Unidos entre os anos 30 e 60 do século passado. Os Series 40, denominados Special a partir de 1936, eram modelos básicos da gama de automóveis médios da Buick. O modelo foi submetido a contínuos melhoramentos ao longo dos anos, incluindo a utilização de carroçarias maiores e motores cada vez mais potentes.
RENAULT JUVAQUATRE FURGONETA
O Renault Juvaquatre foi um automóvel fabricado no período compreendido entre 1937 e 1960, embora a produção tenha sido interrompida durante a Segunda Guerra Mundial. Este modelo constituiu uma revolução na Renault, já que era o primeiro modelo da marca especificamente destinado a famílias jovens e com limitados recursos económicos.
CHEVROLET SPECIAL DELUXE
Como consequência da apressada intervenção dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, as suas forças armadas tiveram de incorporar nas suas unidades diversos tipos de veículos civis. Um deles foi o Chevrolet de cinco passageiros correspondente ao modelo de 1941, que foi incluído na subcategoria de veículos ligeiros.
PEUGEOT DK 5J
Este furgão, construído pela Peugeot, foi adquirido pelo Exército francês como uma solução transitória até se desenvolver um veículo mais ajustado às suas necessidades. No entanto, revelou-se um veículo de carga com excelentes desempenhos.
FIAT 508CM COLONIALE
O 508CM foi um veículo militar tático ligeiro produzido pela marca italiana Fiat, amplamente utilizado pelo exército daquele país durante a Segunda Guerra Mundial. A sigla CM indica que era a versão militar do Fiat 508C ou Balilla 1100.
KFZ. 21 TYP 901 CABRIO
Os veículos todo-o-terreno médios para passageiros (mittlere geländegängige personenkraftwagen), também conhecidos como m. gl. Einheits-Pkw, na terminologia própria do Exército alemão, foram produzidos entre 1937 e 1943 por diversas marcas automóveis germânicas. Mas talvez o modelo mais representativo deste tipo de veículos tenha sido o Typ 901.
FORD FORDOR SEDAN
Durante a Segunda Guerra Mundial as forças armadas americanas utilizaram numerosos automóveis de transporte para oficiais de comando (staff cars). Entre eles destacou-se o modelo Ford de 1942, um carro com que o gigante automóvel americano recuperou a sua posição relevante no setor.
L1500 A KFZ. 70
O L1500 A foi o modelo com que a Mercedes-Benz respondeu à exigência do Exército alemão de um veículo com capacidade de transporte de 1,5 t, incluído na categoria de automóveis pesados. As suas qualidades técnicas e prestações revelaram-se excelentes.
FIAT 500 A TOPOLINO
O Fiat 500 A foi um dos veículos que, pelo seu baixo custo de aquisição e manutenção, permitiu que a classe média europeia pudesse usufruir de um automóvel. Esta e outras características chamaram a atenção do Exército italiano, que muito rapidamente o incorporou nas suas fileiras.
HUMBER “BOX” FWD
O Humber «Box» foi o veículo de comando não blindado mais importante de todos os que foram utilizados pelas unidades britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. A sua tração 4×4 tornou-o num veículo único na sua categoria e permaneceu ao serviço durante muitos anos após o fim do conflito.
BUICK ROADMASTER MODEL 1938
Roadmaster foi uma gama de automóveis fabricada pelo construtor de automóveis americano Buick a partir do ano de 1936. A produção desenvolveu-se em vários períodos, durante os quais se incorporaram diferentes melhoramentos. A versão militar foi fabricada em 1938.
DESOTO DELUXE 4D SEDAN
Produzido entre 1939 e 1953, o DeLuxe foi o modelo base da marca de automóveis americana DeSoto. Este modelo produziu-se em diferentes versões, das quais a mais numerosa foi a de carroçaria do tipo berlina com quatro portas.
TYP 170 V (W136)
Fabricado pela Mercedes-Benz entre 1936 e 1942, o Typ 170 V foi um automóvel amplamente utilizado pelas unidades da Vehrmacht, apesar de ter sido concebido para utilização civil. Das suas distintas opções de carroçaria, a mais usada pelo Exército alemão foi a berlina de quatro portas.
MGKw KFZ.13
Um dos primeiros veículos motorizados distribuídos entre os batalhões de reconhecimento do Exército alemão antes da guerra foi o Kfz. 13, um pequeno blindado tripulado por dois homens e cujo único armamento consistia numa metralhadora de 7, 92 mm.
AUSTIN 10HP LIGHT UTILITY
Com o fim de acelerar a motorização das suas unidades, antes de estalar a Segunda Guerra Mundial, o Exército britânico pôs em marcha um projeto para a fabricação de veículos baseados em modelos civis amplamente utilizados. Um desses veículos foi o Austin 10HP Light Utility, também conhecido como Austin Tilly.
DODGE WC-57 COMMAND CAR
Os modelos WC-56 e WC-57 foram inicialmente concebidos como veículos de comando, embora também se tenham utilizado para efetuar missões de reconhecimento e ligação. Estas duas versões foram das mais numerosas dentro da vasta família de veículos Dodge de três quartos de tonelada.
KRUPP L2H 143 (KFZ. 70)
O L2H 143 foi um modelo desenvolvido de acordo com o primeiro plano de normalização de veículos do Exército alemão anterior à Segunda Guerra Mundial. Os seus bons desempenhos transformaram-no num dos veículos mais apreciados pelas unidades que o utilizaram.
CHEVROLET WA
Este veículo fabricado por Chevrolet desde 1941 era a versão para uso militar de um modelo de camioneta muito popular no mercado civil. Foi colocado ao serviço do Exército e da Marinha dos Estados Unidos, que o utilizaram como veículo de carga geral.
FORD FORDSON WOA2
O WOA2 foi um robusto e espaçoso automóvel construído pela Ford nas suas fábricas no Reino Unido. Este modelo especial foi desenvolvido para satisfazer as necessidades do Exército britânico na categoria de veículos de comando, ligação e transporte de pessoal.
SD.KFZ. 222
Esste blindado ligeiro todo-o-terreno foi o principal veículo com estas características utilizado pelas unidades de reconhecimento do Exército alemão durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial. Esteve presente em praticamente todas as frentes.
Guerra Mundial e motor
Nesta secção analisam-se detalhadamente as características técnicas e operativas de cada veículo, assim como a sua ação durante a guerra e a sua evolução ao longo do conflito. A história de veículos em grande parte esquecidos pelos especialistas militares, mas que desempenharam um papel fundamental nas estratégias de todos os exércitos beligerantes.
Enquanto os soldados lutavam nos campos de batalha, outros acontecimentos relacionados com a guerra tinham lugar em todos os setores da sociedade, desde o mundo da cultura e das artes aos da ciência, tecnologia e indústria.
Casos e personagens que tiveram influência no desenvolvimento do conflito e na história do século XX.
A guerra mais terrível da história não pode ser plenamente entendida sem conhecer a vida das principais figuras civis e militares que nela participaram. Mulheres e homens que, individual ou coletivamente, foram decisivos no curso dos acontecimentos bélicos. Aqui passamos em revista as suas vidas e as ações que realizaram, cruciais durante o conflito.
Uma secção dedicada ao modelo que acompanha cada entrega, onde se mostram desenhos detalhados da sua decoração e uma ficha técnica completa que inclui dados como velocidade máxima, consumo, unidades produzidas, motorização, potência e cilindrada.
Um prático calendário ilustrado, com uma secção de fotos históricas da Segunda Guerra Mundial.
Dimensões (aberto): 30 x 60 cm
Entregue com o n. 15
Este modelo foi o primeiro veículo a ser construído especialmente para o presidente dos Estados Unidos da América.
Escala 1/43
Entregue com o n. 35
Um dos veículos mais emblemáticos da Segunda Guerra Mundial, fabricado por Willys Overland e Ford em diversas versões para todos os exércitos aliados.
Escala 1/24
Entregue com o n. 55
Um prático calendário ilustrado, com uma secção de fotos históricas da Segunda Guerra Mundial.
Dimensões (aberto): 30 x 60 cm
Entregue com o n. 15
Este modelo foi o primeiro veículo a ser construído especialmente para o presidente dos Estados Unidos da América.
Escala 1/43
Entregue com o n. 35
Um dos veículos mais emblemáticos da Segunda Guerra Mundial, fabricado por Willys Overland e Ford em diversas versões para todos os exércitos aliados.
Escala 1/24
Entregue com o n. 55
Para conseguir estas ofertas tem de ativar o Serviço de Reserva Garantida antes da entrega número 8 e mantê-lo ativo.
Em que consiste a coleção?
De que material são feitas as miniaturas?
De quantas entregas é composta a coleção?
Quanto custa a coleção?
Venda em quiosques, papelarias e tabacarias.
Limitado ao stock existente. O pedido de números atrasados está sujeito a disponibilidade de existências.
Se por causas alheias à nossa vontade alguma entrega ou oferta não se encontrar nas devidas condições, dispõe de 2 meses a contar da data de receção para solicitar a sua troca no ponto de venda, devidamente identificada. Em caso de rutura de stock das ofertas, haverá substituição por outra de igual ou superior valor.