
























Pela primeira vez, descubra os veículos de assistência dos maiores campeões de rally que são indispensáveis para a logística das equipas de rally e que testemunharam as maiores façanhas da disciplina.
Uma coleção exclusiva à escala 1/43 que não vai querer perder!
Descubra em cada fascículo
Esta secção revela-lhe o universo dos rallies através da história de um piloto e de um copiloto, destacando igualmente o papel essencial dos chefes de equipa, mecânicos e engenheiros.
Uma magnífica ilustração a cores do veículo de assistência fornecido com o fascículo acompanhada de uma ficha técnica.
Uma breve crónica daquela que foi a corrida mais importante da temporada aos olhos dos especialistas.
Um resumo completo e cativante escrito por jornalistas especializados e que retrata os acontecimentos marcantes que pontuaram cada temporada.
CITROËN C35
O FURGÃO IDEAL
O Citroën C35, fabricado a partir de 1973, marcou a entrada dos furgões na era moderna. Com um peso total em carga de 3,5 toneladas, este Serie II (um C35 R com um novo painel de instrumentos) podia incorporar um motor diesel de 2,5 litros e 69 Cv DIN.
SAVIEM SG2 1978
UM FURGÃO À PROVA DE BOMBA
O SG2 (sigla de Super Goélette) foi um pequeno veículo comercial que a Saviem fabricou como se fosse um modelo pesado. A sua produção, em França, iniciou-se em 1965 e terminou em 1982, já como Renault.
CITROËN JUMPER
O DESCENDENTE DO TYPE H
Após o seu lançamento em 1994, o furgão quase não sofreu alteração até 2002, ano em que foi submetido a modificações importantes. Houve várias versões, equipadas com motores diesel ou de gasolina.
RENAULT ESTAFETTE
PEQUENA MAS VALENTE
Nascida em 1959 com 850 cm3, a Estafette era uma carrinha com motor e transmissão dianteiros. Em 1962, o bloco original foi substituído pelo 1100 dos R8 e, em 1968, pelo 1300 dos R12. Utilizada como veículo de assistência em rallies, foi submetida a todo o tipo de melhoramentos.
O chassi foi alongado 35 cm em 1965 e, inclusivamente, chegou a ter um R8 Gordini sob o capô.
MERCEDES-BENZ 609D
GRANDE E POTENTE
A meio caminho entre os veículos ligeiros e os pesados, os Mercedes 609D foram fabricados em diferentes formatos para responder às diversas necessidades profissionais.
MERCEDES-BENZ 508D
INCANSÁVEL
Mesmo completamente carregado, o furgão 508D da Mercedes nunca mostrou fraqueza alguma, embora a sua velocidade máxima fosse bastante modesta.
A equipa Alméras Frères utilizou-o durante três temporadas consecutivas entre 1980 e 1982.
PEUGEOT 504 BREAK
UMA CARRINHA PARA TUDO
A 504 break além de ser um excelente veículo de turismo de grande volume, provou que também podia ser um modelo de competição com várias vitórias em raids e ainda um veículo de assistência rápida muito eficiente.
VOLKSWAGEN LT
QUALIDADE ALEMÃ
O Volkswagen LT foi o primeiro ligeiro de carga de grandes dimensões da marca alemã. A primeira versão, LT-I, surgiu em junho de 1975 e foi produzida até dezembro de 1995. Os números que acompanham as iniciais LT (de 28 a 50) indicam a massa máxima autorizada em carga.
RENAULT MASTER T35D
UM FURGÃO PARA TUDO
Embora os furgões Renault Master tenham fama de ser muito robustos e disponham de um bom espaço de carga, possuem um raio de viragem excessivamente curto e a plataforma fica muito baixa devido à caixa de velocidades.
FIAT DUCATO
O INDISPENSÁVEL DA LANCIA MARTINI
A equipa italiana, tal como milhares de profissionais do país transalpino, escolheu este furgão cuja produção se manteve até 1981. Contudo, e apesar de ter nascido da colaboração entre Fiat e Peugeot, a primeira geração nunca chegou ao mercado francês.
ID 19 BREAK
ASSISTÊNCIA E CONFORTO
Dotadas de suspensão hidropneumática, as carrinhas, ou breaks, da Citroën ofereciam uma carga útil e uma velocidade consideráveis, dois detalhes muito importantes para prestar uma assistência rápida independentemente do estado da estrada.
RENAULT MASTER II
A IDADE MADURA
Em 1980, o Estafette deu lugar à primeira geração do Master, um verdadeiro furgão de grande volume. Em 1997, o Master II compensou o défice de potência do seu antecessor graças, em boa parte, ao seu motor 2.5 dCi de 120 Cv.
RENAULT 16
ENTRE OS GRANDES
Até à chegada do Renault 16, a marca francesa tinha-se contentado em oferecer veículos de dimensões modestas, salvo no caso do efémero Fregate.
Contudo, em 1965, lançou no mercado uma berlina moderna, grande esurpreendente.
FIAT 242E
O GÉMEO DO C35
Com um grande êxito comercial, O Fiat 242E foi vendido em toda a Europa, exceto em França, devido a acordos comerciais, onde foi substituído pelo seu clone, o Citroën C35.
RENAULT MASTER
UMA OFICINA SOBRE RODAS
Após o seu lançamento em 1980, o Renault Master manteve-se em produção até 1997.
Apesar das suas semelhanças, este furgão reboque não deve confundir-se com a Gama B, um modelo de tração traseira com que partilha apenas o modelo da cabina.
FORD TRANSIT
POTÊNCIA E TÉCNICA
Em 1978 surgiu a segunda geração da Ford Transit (Mk2).
Os modelos britânicos tinham alguns elementos específicos, como o motor. Os parafusos e os rolamentos mediam-se com unidades imperiais.
RENAULT 30 TS
UMA BERLINA UTILITÁRIA
Em 1975 a Renault introduziu um novo conceito: uma berlina de linhas urbanas que se transformava em veículo ligeiro de carga.
Os novos R30 e R20 podiam utilizar-se como carrinhas graças à sua porta traseira.
MERCEDES 609D
A SEGUNDA GERAÇÃO
Surgido em 1986 para substituir o 508D, este furgão, segunda geração dos mercedes T2, rapidamente demonstrou que era um robusto veículo de trabalho, apto para suportar cargas enormes sem prejuízo nos seus desempenhos.
RENAULT TRAFIC
40 ANOS, FIRME NO SEU POSTO
O Renault Trafic foi o primeiro furgão claramente moderno que a marca lançou. Desde então, passaram mais de quarenta anos e o modelo, nas suas distintas versões, continua a demonstrar as suas muitas qualidades.
SAVIEM SB2
PEQUENO, MAS COMBATIVO
Com um sistema de tração que tornava desnecessário o veio de transmissão, os furgões SB2 tinham um patamar de carga inferior ao dos SG2. Foram fabricadas versões com motores diesel e a gasolina, inicialmente comercializadas com a marca Renault e depois como Saviem.
PORSCHE 911 SC
UMA ASSISTÊNCIA RÁPIDA
Ao contrário do 911 convencional, de 180 Cv e lançado em 1978, o SC RS Grupo B de 1984, viu a sua potência alcançar os 255 Cv.
IVECO 80-16
UM CAMIÃO SEM FRONTEIRAS
Inicialmente concebido como veículo militar, foi depois adaptado pela Iveco para uma gama 4 x 4 de uso civil. O modelo, embora não muito veloz, podia circular por todo o tipo de terreno.
MERCEDES 814D
UM PEQUENO PESO PESADO
A versão 814D do Mercedes T2 foi principalmente distribuída na Europa germânica. Muito bem equipada, podia transportar cargas mais próprias de um pequeno camião. Pena era que a sua potência fosse algo insuficiente.
CITROËN C35 FASE 2
O MAIS MODERNO
Fruto da colaboração entre Citroën e Fiat, o furgão C35 (ou 242 na sua versão italiana) era muito moderno em 1975, ano em que foi lançado no mercado, com as suas superfícies vidradas, os seus travões de disco a sua excelente estabilidade e um rendimento de altíssimo nível.
FORD TRANSIT MK2
RÚSTICO, MAS SÓLIDO
Depois de se iniciar a sua produção, em 1965, foram lançadas diversas versões cujos tamanhos variavam em função da altura (padrão ou ampliada) e a distância entre eixos (longa ou curta). O modelo da foto é de 1982.
PEUGEOT J7
O PERCHERÃO
Pela sua resistência e versatilidade, o Peugeot J7, com motor diesel ou a gasolina, afirmou-se como um veículo imprescindível para muitos profissionais, como testemunha a sua presença, muito habitual, nas estradas francesas entre 1965 e 1980.
FIAT 131 PANORAMA
ESTÁVEL E RÁPIDO
O chassi e o motor do Fiat 131 Panorama nada tinham a ver com o 131 Abarth de competição; de qualquer forma, todos os modelos da marca italiana, fossem berlinas ou carrinhas, tinham grandes qualidades, reconhecidas em todo o mundo.
SIMCA 1501 BREAK
EFICAZ E INFATIGÁVEL
Em 1964, a Simca lançou os seus break a gasolina para concorrer com a Peugeot e os seus 404. Três anos depois apresentou o 1501, com um motor mais potente e acabamentos algo superiores.
SAVIEM SG2
O GLOBETROTTER
À vontade, tanto na cidade como nas pistas africanas, o furgão Saviem SG2 serviu comerciantes e profissionais de todos o tipo, bem como as escuderias da época.
BEDFORD BLITZ
A ASSISTÊNCIA OPEL
No final de 1969, a Opel decidiu fazer frente ao Ford Transit na Europa. Os Bedford Blitz, que eram montados na fábrica inglesa de Luton, inspiravam-se nos furgões americanos Chevrolet-GMC.
VOLKSWAGEN LT 35
UM UTILITÁRIO PARA TUDO
Havia várias versões de Volkswagen LT 35: com cabina simples ou dupla, autocaravana, com vidros laterais ou, como neste caso, completamente fechada.
A partir de 1983 foi equipada com motores turbodiesel e de gasolina de 6 cilindros.
FIAT 242
O MELHOR DA TECNOLOGIA
A tecnologia encontra-se em permanente evolução e os veículos não são alheios ao progresso.
O Fiat 242, irmão do Citroën C35, provou ser tão sólido como rápido, ideal para assistência em rally.
CHEVROLET G20
UM V8 AMERICANO DE REFORÇO
Os furgões Chevrolet G20 equipados com blocos V8, tal como os seus gémeos GMC Vandura, combinavam robustez e potência. Contudo, a versão diesel tinha fama de ser bastante frágil.
IVECO TURBO DAILY SERIE S
1ª SÉRIE DA 2ª GERAÇÃO
A segunda geração dos Iveco Daily, lançada em 2000, beneficiou de um design mais moderno, assim como de motores turboalimentados com uma injeção direta patenteada por Magneti Marelli.
FORD TRANSIT MK2
A INCANSÁVEL
A Ford Transit, concebida para o mercado europeu e produzida nas fábricas alemãs e britânicas da marca, teve um grande êxito comercial que ultrapassou as fronteiras da Europa. A Mk2 foi fabricada entre 1978 e 1984.
IVECO DAILY
COMODIDADE ANTES DE TUDO
As primeiras Iveco Daily revelaram-se cómodas e manobráveis, apesar de o seu motor não ser muito potente e de perderem aderência quando ultrapassavam os 110 km/h.
BARKAS B1000
ENGENHOSA E SURPREENDENTE
Quando se comparam o Barka com o Volkswagen, o seu equivalente no bloco ocidental, descobre-se um furgão com uma conceção muito engenhosa em que se destaca, sobretudo, a tração. Pena era que tivesse um consumo tão elevado.
FIAT 242 PHASE 2
UM FURGÃO INTERNACIONAL
Sólido, rápido, moderno, o Fiat 242, tal como o seu homólogo francês, o Citroën C35, foi um grande clássico em toda a Europa.
Graças ao seu enorme volume útil, converteu-se no furgão ideal para a assistência rápida em rallies.
NISSAN PATROL
O AUTÊNTICO TODO-O-TERRENO
Os Patrol de quarta geração, como este Y60 de 1991, tinham uma mecânica muito distinta dos seus antecessores. Alguns concessionários ofereciam uma grande variedade de opções.
PEUGEOT 504 BREAK
EM TODAS AS FRENTES
Durante quase 40 anos e graças à sua lendária robustez, o 504 deu origem a todo o tipo de variantes. Esta carrinha polivalente provou que podia ganhar qualquer rally e, se fosse o caso, atuar como eficaz veículo de assistência rápida.
VOLKSWAGEN T2
UM CLÁSSICO
Se há furgão que sirva para tudo, é sem dúvida o Volkswagen T2, conhecido como «Kombi» em alguns países. Na Europa, assim como nos Estados Unidos e na América do Sul, foi quase tão popular como o seu irmão Carocha.
OPEL ADMIRAL CARAVAN
UMA BREAK DE LUXO
O raríssimo Admiral, na sua versão break ou station, fazia parte da tríade conhecida como KAD (Kapitän-Admiral-Diplomat) composta pelos três modelos de gama alta que a Opel fabricava na década de 1970. Neste caso, tratava-se de um carro de luxo transformado em veículo utilitário.
TOYOTA COMMUTER TRD
UMA CONCEPT VAN DESTINADA À COMPETIÇÃO
Apesar de ter deixado de ser distribuída na Europa, a Toyota Hiace TRD, oficialmente denominada Commuter Rally Support Vehicle Concept, continua a ser comercializada na Ásia e na Oceânia.
Hoje, é a sexta geração de um modelo que foi lançado em 1967, há mais de quarenta anos.
VOLKSWAGEN LT
O FURGÃO MULTIUSOS
Com uma capacidade enorme, graças ao seu interior sem esquinas, os furgões LT (sigla de Lasten Transporter, «transportador de cargas») podiam carregar-se até ao limite e, ainda assim, deixar espaço para cinco ou seis pessoas.
FIAT 242
IMPRESCINDÍVEL
Ao falar de grandes furgões na década de 1980, não podia esquecer-se o Fiat 242, primo-irmão do Citroën C35. Tão robusto como volumoso, tornou-se no veículo indispensável para todas as equipas italianas da época.
GMC VANDURA
UM V8 NA EUROPA
Com um motor V8 made in USA, tanto os furgões GMC Vandura como os seus gémeos Chevrolet G20 oferecem um rendimento notável, desde que o consumo de combustível não seja excessivamente elevado.
LAND ROVER
O AVENTUREIRO
Inspirados no Jeep Willys, os Land Rover conheceram várias melhorias ao longo dos anos. O novo Defender, aparecido em 1990, herdava do Discovery a ideia de usar um motor turbo-diesel com intercooler.
AVIA 21
O FURGÃO DE LUXO
Entre 1983 e 1990, graças a uma licença da Saviem-Renault, foi fabricado na Checoslováquia um significativo número de furgões Avia 21 equipados com motor atmosférico e que eram considerados como furgões de gama alta.
RENAULT MASTER B120
QUASE UM VEÍCULO PESADO
Com o Master, a Renault aproximou-se do limite dos veículos pesados, ou seja, mais de 3500 kg. O Master namorou essa possibilidade, o que demonstra a capacidade de carga deste grande furgão.
BEDFORD CF
TIPICAMENTE BRITÂNICO
Pouco depois do seu lançamento em 1969, os Bedford CF, fabricados em exclusivo pela empresa britânica Vauxhall, tornaram-se nos veículos ligeiros de carga mais populares do Reino Unido.
FIAT 242
TAMBÉM NO LESTE!
O Fiat 242 fazendo gala dum cosmopolitismo insólito na época, percorreu as estradas de toda a Europa, incluindo os países do Leste. Na Polónia, onde a marca italiana estava bem implantada, prestou um grande serviço.
FREIGHT ROVER SHERPA
VOLUMOSO
O Rover 350 foi o maior furgão da gama Sherpa desenvolvido pela British Leyland. A considerável distância entre eixos e o tejadilho alto proporcionavam-lhe um enorme volume de carga.
ŠKODA 100/110
PODE COM TUDO
As berlinas Škoda 100/110, carros familiares por excelência, foram muito populares na Checoslováquia. Utilizaram-se para todo o tipo de tarefas, inclusivamente como veículos de assistência em rallies.
FORD TRANSIT MK1V4
COMO UM RAIO
Com o seu motor Essex V4 de 2000 cc e 93 Cv, o Ford Transit britânico de 1977 alcançava uma velocidade semelhante à de um ligeiro de turismo, mesmo totalmente carregado.
CITROËN C35 SÉRIE 2 DIESEL
O FURGÃO POR EXCELÊNCIA
Os Citroen C35 dispunham de dois grandes trunfos: o seu comportamento em estrada e a sua travagem. Infelizmente e tal como outros modelos da época, tinham um ponto fraco: oxidavam-se com facilidade.
VOLKSWAGEN LT 40
UMA CAMIONETA LIGEIRA
O motor de seis cilindros do LT 40 deu muito melhor resultado do que o anterior, de quatro. O seu funcionamento a baixa rotação proporcionava uma condução mais suave. Além disso, a carroçaria galvanizada era quase imune à oxidação.
MERCEDES 280 GE
URBANO, MAS AVENTUREIRO
Lançado em 1979 com a sigla GE (de Geländewagen Essence, «veículo todo-o-terreno a gasolina»), a Mercedes e a Puch apresentaram um modelo 4 × 4 sofisticado, cómodo e bem equipado, disponível em várias versões.
Apesar da sua robustez, as pistas africanas revelaram uma ou outra debilidade do veículo.
HYUNDAI H350
PADRÕES EUROPEUS
A sul-coreana Hyundai lançou este modelo em 2014 com a particularidade de respeitar os padrões europeus. O construtor optou por um furgão de grande dimensão que podia ser conduzido com uma simples carta de condução de amador.
WARTBURG 353 RALLY TRANS
UMA ANTIGA BERLINA
Em 1979, construíram-se dois modelos do Wartburg Rally Trans a partir de duas berlinas 353. Em 1988, modificou-se o modelo para receber as grelhas da versão 1.3.
VOLKSWAGEN T3
UM CAMPEÃO DE VENDAS
Embora não tão lendário como o famoso Combi, que na década de 1962 foi popularizado pelos hippies californianos, o Transporter 3 (T3) soube receber o testemunho com grande dignidade e foi um verdadeiro êxito de vendas.
RENAULT 12 TS BREAK
CONFORTÁVEL E VOLUMOSO
Entre 1975 e 1979, a Renault produziu um modelo familiar equipado com o motor do R12 TS. Foi o primeiro de uma longa série de elegantes breaks com certos elementos de luxo, que antes não costumavam incluir-se nos modelos de entrada de gama.
MERCEDES 208D
REVOLUCIONÁRIO
Com as suas linhas angulosas e a sua característica parte dianteira, os T1 desenhados por Stefan Heiliger podem considerar-se os precursores dos furgões modernos. Lançados em 1977, foram fabricados durante mais de 40 anos.
BARKAS B1000
SIMPLES E PRÁTICA
Com um motor de dois tempos de fácil construção e manutenção e uma tração que permitia um volume de carga funcional, esta pequena furgoneta foi uma produção típica dos países de Leste.
FORD TRANSIT MKII
UMA APOSTA SEGURA
Concebida para a Europa, a Ford Transit, nascida em 1965, teve uma longa trajetória. Na década de 1980, a sua versão Mk II estava disponível em diversas versões com motores de gasolina ou diesel.
BARKAS B1000
O FURGÃO QUE VEIO DO LESTE
Apesar do seu excelente design, o Barkas B1000 era muito limitado pelo seu pequeno motor de três cilindros a dois tempos. Com um bom bloco diesel ou de quatro tempos, teria sobrevivido à queda do Muro de Berlim.
IVECO-FIAT DAILY
CÓMODO E FIÁVEL
Pouco antes do início da era dos diesel com turbocompressor, o Iveco Daily oferecia uma grande variedade de estilos de carroçaria num chassi típico de camião. Só lhe faltava um pouco de potência.
FIAT 238
UM FURGÃO COMPACTO
As furgonetas Fiat 238, muito populares em Itália, eram comercializadas em várias versões, desde cabinas-plataforma a miniautocarros. Apesar das suas dimensões compactas, podiam deslocar cargas até uma tonelada.
VOLKSWAGEN LT 40
HERDEIRA DE UMA LONGA LINHAGEM
Em 1975, os furgões LT foram a extensão lógica da lendária linha Kombi. Sólidos e funcionais, deram origem a uma vasta gama de furgonetas e camiões.
FIAT DUCATO
UM BEST SELLER INTERNACIONAL
Com mais de 40 anos no mercado, o Fiat Ducato goza de grande aceitação à escala global. A segunda geração, aqui apresentada, foi fabricada na Itália, Polónia, Turquia, Rússia e Brasil.
FORD TRANSIT MKII
POTÊNCIA AMIGÁVEL
As Ford Transit destinada ao mercado britânico tinham, na sua maioria, motores a gasolina. A polícia e os serviços de ambulância utilizaram principalmente blocos V6 de 3000 cc.
FREIGHT SHERPA ROVER 350
UMA FURGONETA COM V8
Embora não seja habitual ver um motor V8 num furgão, o extraordinário Freight Sherpa Rover 350, nascido em Inglaterra, herdou o propulsor que tinha sido desenvolvido para o Rover 3500.
IVECO DAILY 35-U8
A RENOVAÇÃO
Embora as unidades que surgiram no início dos anos oitenta ainda não incorporassem turbocompressor, este modelo contribuiu muito para o renascimento dos furgões, que eram cada vez mais confortáveis e versáteis, pois permitiam transportar grandes volumes em núcleos urbanos.
VOLKSWAGEN LT
NASCIDO PARA O TRABALHO DURO
Com uma tonelagem superior à do lendário Kombi, o Volkswagen LT é um furgão de grandes dimensões cuja robustez foi amplamente demonstrada desde o lançamento da primeira versão no mercado, em 1975.
CITROËN C35 II
CONFORTO ESPARTANO
Embora o motor diesel CX 2500 oferecesse um pouco mais de potência, o furgão não tinha direção assistida e a insonorização era pouco eficaz.
MERCEDES 814D
UM AUTÊNTICO PESO PESADO
Com uma capacidade de carga superior a 3500 kg, o Mercedes 814D pertence à categoria dos veículos pesados, capazes de transportar cargas muito volumosas inclusivamente por locais de difícil acesso.
RENAULT MASTER T35 MK1 TURBO DIESEL
O PEQUENO CAMIÃO
O T35, com um T de tração e 35 pelo peso máximo autorizado (3,5 toneladas), está a meio caminho entre a furgoneta Master da Renault e o seu irmão mais velho, o P35, mais próximo dos camiões.
RENAULT 20/30
ASSISTÊNCIA DE LUXO
Na década de 1980, o R30 estava no topo da gama da Renault. Ninguém esperaria vê-lo transformado num veículo de assistência, mas como diz a conhecida expressão jurídica, «quem pode o mais, pode o menos».
Reencontre algumas destas equipas míticas: Lancia Martini ou Fiat Alitalia.
Os posters são fornecidos numa capa personalizada.
Dimensões: 40 x 28 cm
Entregue com o n.º 20
Grande caneca ovalizada produzida a partir da primeira miniatura desta coleção.
Material: porcelana
Entregue com o n.º 40
Miniatura da carrinha de assistência Fiat 242E integrada na equipa Olio Fiat em 1976 e 1977 para os veículos Fiat 124 Abarth e Fiat 131 Abarth.
Escala 1/43
Entregue com o n.º 51
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Dimensões: 40 x 28 cm
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Material: porcelana
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Escala 1/43
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