
Bugatti Veyron 16.4 super sport
Construa esta lenda da velocidade à escala 1:8!
Construa esta lenda da velocidade à escala 1:8!
Monte o seu Bugatti Veyron 16.4 Super Sport peça a peça!
Deixe-se seduzir pela sua carroçaria, de um estilo sem igual, pela sofisticada mecânica do motor e por cada um dos elementos que compõem esta reprodução à escala 1/8 do Bugatti mais selvagem.
Uma obra editorial inédita
Para além de ser o apelido de um piloto lendário, é também o nome de um dos carros mais extraordinários que se produziram. O Bugatti Veyron é uma obra-prima de design e engenharia.
Em cada número, descobrirá a história da Bugatti e a sua extraordinária passagem pelo mundo real da competição.
Descubra a incrível carreira desportiva de Bugatti e sinta a paixão com que o génio de Molsheim enfrentou os mais diversos desafios em corridas e circuitos em todo o mundo.
Em cada fascículo, encontrará instruções claras e detalhadas, acompanhadas por fotos e diagramas muito completos, para montar o seu Bugatti Veyron 16.4 Super Sport passo a passo.
BUGATTI VEYRON
O nascimento de um mito
O nome de Veyron não é fruto do acaso: foi escolhido em homenagem a Pierre Veyron, o ilustre piloto da Bugatti que, antes da Segunda Guerra Mundial, fez brilhar a marca no panteão do automobilismo. Se o Patrão fosse vivo, não poderia estar mais de acordo com essa escolha.
PEÇAS
Para-choques dianteiro
Saia do para-choques dianteiro
Painel interior da grelha
Bordo exterior da grelha
Grelha
Logótipo da Bugatti
2+1* parafusos de 1.8 x 4 mm
2+1* parafusos de 1.2 x 3 mm
Chave de fenda
BUGATTI VEYRON
Volkswagen, o renascimento
O renascimento da marca Bugatti bem como o desenvolvimento do Bugatti Veyron devem-se sem dúvida, à Volkswagen e, em especial, à perseverança de um só homem: Ferdinand Karl Piëch.
PEÇAS
Capô
Painel das luzes dianteiro direito
Protetor das luzes dianteiro direito
Painel das luzes dianteiro esquerdo
Protetor das luzes dianteiro esquerdo
BUGATTI VEYRON
16 cilindros em W
Quando a Volkswagen adquiriu a Bugatti, Ferdinand Piëch já tinha desenhado o motor para o seu futuro supercar: um de 18 cilindros em W, montado com três blocos procedentes do Golf VR6 e separados por ângulos de 60°.
PEÇAS
Pneu
Parte exterior da jante
Parte interior da jante
Tampão da jante
3+1* parafusos de 2,3 x 4
BUGATTI VEYRON
Quatro rodas motrizes
Ao falar de quatro rodas motrizes, pensamos imediatamente nos 4 x 4, desde os intrépidos e incansáveis viajantes que atravessam o ardente deserto ou as planícies mais selvagens, aos ágeis SUV, adaptados tanto à cidade como às estradas florestais de alta montanha.
PEÇAS
Porta direita
Retrovisor direito
Manípulo da porta direita
Espelho do retrovisor
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
BUGATTI VEYRON
A caixa de velocidades sequencial robotizada
Ao falar do Veyron, é habitual sublinhar a potência de 1001 CV que desenvolve o seu incrível motor W16 com quatro turbos. No entanto, a caixa de velocidades é outro dos muitos prodígios técnicos do modelo, uma verdadeira obra-prima da engenharia e cujo desenho, tal como a transmissão integral, foi da responsabilidade da empresa britânica Ricardo.
PEÇAS
Janela direita
Tampa da dobradiça
Dobradiça da porta
Canhão da fechadura da porta
Chapa do trinco da fechadura 1
Chapa do trinco da fechadura 2
Mola da fechadura
3+1* parafusos de 2,3 x 4 mm
4+1* parafusos de 1,8 x 4 mm
1+1* parafusos de 2,3 x 4 mm
BUGATTI VEYRON
Um chassi de carbono
Titânio, fibra de carbono e alumínio: o Bugatti Veyron apostou, sem dúvida, numa sábia combinação entre leveza e rigidez. No momento de desenhar o chassi monocoque, os engenheiros tiveram em conta uma vez mais os
avanços realizados no mundo da competição e optaram pela fibra de carbono reforçada com painéis favo de mel de alumínio.
PEÇAS
Painel interior da porta direita
Suporte triangular da janela
3+1* parafusos de 2,3 x 4 mm
ANTES DO VEYRON
O EB 118
Em 1997, enquanto viajava a bordo do Shinkansen Express, entre Tóquio e Nagoya, Ferdinand Piëch, o carismático líder da Volkswagen, esboçou os planos de um novo e incrível motor de 18 cilindros em W. Depois de desenvolver o projeto e assegurar a sua viabilidade com a sua equipa de engenheiros, decidiu procurar um carro que estivesse à altura desta joia tecnológica e que servisse para promover o grupo.
PEÇAS
Aileron traseiro
Suporte direito do aileron traseiro
Suporte esquerdo do aileron traseiro
2+1* parafusos de 1,2 x 3 mm
ANTES DO VEYRON O EB 218
Depois da aquisição da Bugatti, a Volkswagen tinha de fazer um brilharete para mostrar ao mundo o renascimento da marca e deixar bem claras as intenções do grupo. Ao EB 118 de 1998, seguiu-se rapidamente o EB 218, uma berlina de grande turismo diferente de todas as outras.
PEÇAS
Apoio de braço
Alça interna
Dispositivo de abertura da porta
Interruptor do vidro elétrico
1+1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1+1* parafusos de 1,5 x 4 mm
ANTES DO VEYRON O EB 18/3 Chiron
Com o Bugatti 18/3 Chiron, apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt em outubro de 1999, o Grande Turismo de luxo abriu portas a um desportivo essencial que se tornou no primeiro marco na longa gestação do Chiron.
PEÇAS
Parte superior dos turbocompressores direitos
Tampa dos turbocompressores direitos
Placa traseira dos turbocompressores direitos
Parte superior dos turbocompressores esquerdos
Tampa dos turbocompressores esquerdos
Placa traseira dos turbocompressores esquerdos
ANTES DO VEYRON O EB 18/4 Veyron
Em 1999, no Salão do Automóvel de Tóquio, a Bugatti apresentou um novo concept car, o EB 18/4 Veyron, o último protótipo antes de se iniciar o fabrico do Veyron definitivo.
PEÇAS
Base dos turbocompressores
8 + 1* parafusos de 1,8 x 3,5 mm
POTÊNCIA Mil e um cavalos
No início da década de 2000 e após vários concept cars muito prometedores, a Bugatti by Volkswagen apresentou finalmente o Veyron 16.4. Os números do recém-chegado surpreenderam tanto a concorrência como o público em geral: 1001 cavalos!
PEÇAS
Topo da conduta dos turbocompressores direitos
Topo da conduta dos turbocompressores esquerdos
Painel dianteiro dos turbocompressores
6 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
ANTES DO VEYRON
18 cilindros
Antes de ser apresentado o Veyron que seria fabricado em série, construíram-se vários concept cars. Foram todos equipados com um motor de 18 cilindros em W, cujo desenvolvimento, muito complexo, se transformou numa demonstração de domínio técnico.
PEÇAS
Carcaça esquerda da entrada de ar do turbo
Filtro da entrada de ar do turbo
Depósito de fluido 1
Depósito de fluido 2
Tampa do depósito de fluido
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2 + 1* parafusos de 2,3 x 6 mm
COMPARATIVA
Veyron, o melhor carro do mundo?
Quando Ferdinand Piëch trabalhava no seu motor de 18 cilindros, procurava ao mesmo tempo uma marca que apoiasse o «melhor carro do mundo» e oferecesse ao grupo WVAG um escaparate memorável. Será que conseguiu?
PEÇAS
Carcaça direita da entrada de ar do turbo
Filtro da entrada de ar do turbo
Válvula
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2 + 1* parafusos de 2,3 x 6 mm
TRAVÕES
Um sistema fora do comum
Com uma velocidade máxima superior a 400 km/h, os engenheiros da Bugatti tiveram que pensar seriamente no sistema de travagem. O Veyron conta com um sistema único no mundo, com componentes carbocerâmicos, derivado dos utilizados na aeronáutica.
PEÇAS
Painel interior esquerdo do compartimento do motor
Secção dianteira esquerda da conduta de ar do turbo
Secção traseira esquerda da conduta de ar do turbo
8 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
O PREÇO
O carro mais caro?
Quando foi lançado em 2005, o Bugatti Veyron 16.4 tinha o preço de 1 116 000 euros – sem incluir impostos – com um adiantamento obrigatório de 300 000 euros. No entanto, seria realmente o carro mais caro do mundo?
PEÇAS
Painel interior direito do compartimento do motor
Secção traseira direita da conduta de ar do turbo
Secção dianteira direita da conduta de ar do turbo
8 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
PRESTAÇÕES
Sempre mais
Quando foi lançado no mercado em 2005, o Bugatti Veyron 16.4 era o carro de produção mais rápido e bem-sucedido do mundo. Vejamos o seu incrível rendimento.
PEÇAS
Painel traseiro do motor
Parte inferior do depósito de fluido traseiro
Parte superior do depósito de fluido traseiro
Tampa do depósito de fluido traseiro
9 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EXPERIÊNCIA E MESTRIA
Uma montra tecnológica
Desde o início do projeto, Ferdinand Piëch, o grande Patrão da Volkswagen, deixou bem claro que o desenvolvimento do motor W18 e do posterior W16, a aquisição da marca Bugatti e a criação do hypersportscar respondiam a um único objetivo: mostrar do quanto o grupo era capaz.
PEÇAS
Turbo traseiro esquerdo com conduta de saída para o difusor
Conduta de entrada de ar do turbo
Coletor do motor
Cápsula da válvula de descarga
Sensor do turbo
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
LIMITED EDITION
Apenas 300 carros
Na apresentação do Bugatti Veyron 16.4 em 2005, Ferdinand Piëch, chefe da Volkswagen VWAG, anunciou uma produção limitada de 300 unidades.
Com o Grand Sport, a série somava 450 unidades no total.
PEÇAS
Turbo dianteiro esquerdo com conduta de saída para o difusor
Conduta de entrada de ar do turbo
Coletor do motor
Cápsula da válvula de descarga
Sensor do turbo
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
VEYRON ROADSTER
O Grand Sport
No verão de 2008, três anos depois do lançamento do Veyron 16.4, a Bugatti Automobiles SAS apresentou o Grand Sport, um roadster com as mesmas prestações do seu antecessor e do qual foram fabricadas 150 unidades.
PEÇAS
Porta esquerda
Retrovisor esquerdo
Espelho do retrovisor
Manípulo da porta esquerda
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
UM PASSO EM FRENTE
O Super Sport
Sim, com o Veyron 16.4, a Bugatti criou um tipo de carro, o hiperdesportivo, com prestações muito superiores às expectáveis de um modelo fabricado em série; a marca superou-se com o Veyron 16.4 Super Sport, que foi comercializado em 2011.
PEÇAS
Janela esquerda
Dobradiça da porta
Tampa da dobradiça
Lingueta da fechadura
Chapa do trinco da fechadura 1
Chapa do trinco da fechadura 2
Mola da fechadura
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
4 + 1* parafusos de 1,8 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2005
Primeiro recorde de velocidade
19 de abril de 2005, pista de provas da Volkswagen em Ehra-Lessien (Alemanha): Uwe Novacki, o piloto da fábrica, dispõe-se a começar a jornada. Senta-se ao volante de um Veyron 16.4 bordeaux e preto. Um dia como, quase, qualquer outro.
PEÇAS
Painel interior da porta esquerda
Guia triangular da janela
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2010
O recorde do Super Sport
Cinco anos depois de Uwe Novacki estabelecer um recorde de 407 km/h com um Veyron 16.4, o piloto de provas francês Pierre-Henri Raphanel repetiu a proeza ao volante de um Bugatti Veyron 16.4 Super Sport.
PEÇAS
Apoio de braço
Manípulo interior da porta
Dispositivo de abertura da porta
Interruptor do elevador
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 1,5 x 4 mm
2013
O recorde do Grand Sport Vitesse
Após o «clássico» Veyron 16.4 coupé e o Super Sport, a Bugatti assumiu um novo desafio com o Grand Sport Vitesse, o roadster da gama.
Em abril de 2013, e de forma excecional, foi posto à prova na pista da Volkswagen em Ehra-Lessien.
PEÇAS
Metade 1 do tubo de escape esquerdo
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 1,5 x 4 mm
A CONCORRÊNCIA
Um mercado reduzido
Durante muito tempo, o Bugatti Veyron não teve concorrência.
É inquestionável que os engenheiros da marca e as especificações deste hiperdesportivo elevaram muito a fasquia.
PEÇAS
Metade 2 do tubo de escape esquerdo
5 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
PEGASO
Um modelo único
Haverá algo mais exclusivo do que um Bugatti Veyron 16.4? Uma edição limitada desse mesmo modelo. E o que poderá ser mais exclusivo do que uma edição limitada do Veyron 16.4? Um feito à medida para um cliente muito exigente, como demonstra o Pegaso.
PEÇAS
Coletor de admissão esquerdo
Conduta de combustível esquerda
EDIÇÃO ESPECIAL
Pur Sang
Em 2007, dois anos depois de a Bugatti ter apresentado o Veyron 16.4 clássico, a empresa mostrou o seu Pur Sang no Salão do Automóvel de Frankfurt.
O modelo, desenvolvido de acordo com o princípio de Ettore Bugatti de criar uma obra de arte única, destaca-se por manter a cor dos materiais: carbono e alumínio.
PEÇAS
Tampa esquerda do comando das válvulas (árvore de cames)
Cablagem das velas de ignição
6 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Fbg par Hermès
Salão do Automóvel de Genebra 2008: após uma longa colaboração, a Bugatti e a marca de luxo francesa Hermès apresentavam o Bugatti Veyron Fbg par Hermès. O desenhador Gabriele Pezzini realizou um verdadeiro exercício de estilo para acentuar, ainda mais, se possível, o forte caráter do Veyron 16.4.
PEÇAS
Metade esquerda do bloco do motor
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Sang Noir
Em 2008, a Bugatti apresentou uma nova série limitada do Veyron 16.4, o Sang Noir. Embora o seu nome recorde o do Veyron 16.4 Pur Sang, o seu exterior completamente preto torna-o muito distinto. A edição exclusiva, limitada a doze exemplares, faz dele um dos modelos mais emblemáticos do Veyron 16.4.
PEÇAS
Sistema de polias do motor
Motor de arranque
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Bleu Centenaire
Pouco antes da abertura do Salão do Automóvel de Genebra 2009, o mundo interrogava-se como iria a marca celebrar o seu centenário.
Foi com um Veyron 16.4 azul especial, do qual se fabricou apenas uma unidade.
O seu nome? Bleu Centenaire. Nada mais.
PEÇAS
Turbo dianteiro direito com conduta de saída para o difusor
Conduta de entrada de ar do turbo
Coletor do motor
Sensor do turbo
Cápsula da válvula de descarga
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Centenaire
Em 2009, celebrou-se o centenário da Bugatti e a direção da firma empenhou-se em fazê-lo de forma única. Embora o Bleu Centenaire apresentado no Salão do Automóvel de Genebra não tenha convencido os admiradores, os quatro exemplares do Centenaire presentes no Concurso de Elegância de Villa d’Este causaram um grande assombro entre os visitantes.
PEÇAS
Turbo traseiro direito com conduta de saída para o difusor
Conduta de entrada de ar do turbo
Coletor do motor
Sensor do turbo
Cápsula da válvula de descarga
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Centenaire Wimille
Em 2009, a propósito do centenário da marca, foram criados cinco modelos únicos: o Veyron 16.4 Bleu Centenaire e os quatro Veyron 16.4 Centenaire, cujas coberturas prestavam homenagem a outros tantos bólides da década de 30, bem como aos seus pilotos. Por esse motivo, o modelo na cor azul França recebeu o nome de Jean-Pierre Wimille.
PEÇAS
Metade 1 do tubo de escape direito
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
1 + 1* parafusos de 1,5 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Centenaire Varzi
Em 2009, para celebrar o centenário da marca, foram produzidos cinco modelos únicos. Um, equipado com carroçaria vermelha, foi batizado como Achille Varzi, em homenagem ao piloto italiano, um dos melhores no período entre guerras.
PEÇAS
Metade 2 do tubo de escape direito
5 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Centenaire Campbell
A descrição dos quatro modelos do Veyron 16.4 Centenaire continua neste número com a apresentação do modelo que rende homenagem ao piloto de corridas britânico Malcolm Campbell.
PEÇAS
Coletor de admissão direito
Tubagem de combustível direito
EDIÇÃO ESPECIAL
Centenaire Hermann zu Leiningen
O último dos quatro modelos Veyron 16.4 Centenaire que se fabricou em 2009 como homenagem a alguns dos grandes pilotos da década de 20 é um modelo em «branco alemão», dedicado a Hermann zu Leiningen.
PEÇAS
Tampa direita das válvulas
Cablagem das velas
6 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Red Edition
Em 2011, a Bugatti tinha conseguido vender todos os Veyron 16.4 e Veyron 16.4 Super Sport, mas ainda se mantinham armazenadas mais de cem unidades do roadster e do targa Grand Sport. A marca apostou totalmente nas versões especiais. E assim nasceu a Red Edition.
PEÇAS
Metade direita do bloco-motor
EDIÇÃO ESPECIAL
Blanc Noir Edition
Em 2009, a propósito do Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos Estados Unidos, a marca apresentou o Sang Bleu Cabriolet. No entanto, e apesar de ter sido afirmado que aquela seria a última série limitada a ser lançada antes de se deixar de fabricar o Veyron 16.4 em 2016, houve outras, como a Blanc Noir.
PEÇAS
Tubo de refrigeração de ar direito
Tubo de refrigeração de ar esquerdo
4 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte I: Bernar Venet FA
Em 2012, a Bugatti Automobiles S.A.S. apresentou um Veyron 16.4 Grand Sport na feira Art Basel de Miami. Embora o modelo seja uma obra de arte só por si, o exemplar exposto entre as obras contemporâneas mais caras é ainda mais exclusivo: passou pelas mãos do artista francês Bernar Venet.
PEÇAS
Carcaça do diferencial traseiro
Fole esquerdo do diferencial traseiro
Fole direito do diferencial traseiro
Tampa do diferencial traseiro
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte II: Bernar Venet
Em 2012, o artista francês Bernar Venet trabalhou num Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport único que seria exposto na feira Art Basel de Miami. O carro, longe de ser um mero art car, deve ser considerado uma obra de arte por direito próprio. Nestas páginas, o artista fala sobre a conceção do projeto e a sua visão da obra.
PEÇAS
Suporte de dispositivos dianteiros do motor
Roda de turbina
Dispositivo de controlo 1
Dispositivo de controlo 2
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
2 + 1* parafusos de 1,5 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Sang Bleu Edition
Em 2009, a propósito do centenário da marca e das edições especiais criadas para a ocasião, a Bugatti apresentou o Veyron 16.4 Grand Sport Sang Bleu, uma peça única que combina dois materiais incríveis: o alumínio e o carbono.
PEÇAS
Placa protetora traseira do difusor do escape
Parte superior do difusor do escape
2+1* parafusos de 1,5 x 4mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Grey Carbon
No Salão do Automóvel de Genebra de 2010, a Bugatti recebeu os seus clientes no customer lounge para lhes apresentar o seu recém-inaugurado programa de personalização, que permite ao futuro proprietário de um Veyron 16.4 configurá-lo a seu gosto. Para promover o novo serviço, levaram dois Grand Sport. Um era o célebre Grey Carbon.
PEÇAS
Tubo de escape tipo 1
Tubo de escape tipo 2
Corpo do difusor do escape
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Jean-Pierre Wimille
Em agosto de 2013, a Bugatti aproveitou o prestigiado Concurso de Elegância de Pebble Beach (Estados Unidos) para apresentar a sua série dedicada às lendas da marca. E fê-lo com um magnífico Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, um roadster superdesportivo pintado com dois tons de azul, batizado como «Jean-Pierre Wimille».
PEÇAS
Placa protetora do difusor do escape
Tubo de escape 3
Tubo de escape 4
8 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Jean Bugatti
Em agosto de 2013, a Bugatti aproveitou o Concurso de Elegância de Pebble Beach (Estados Unidos) para apresentar a sua série «lendária» através do Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse «Jean-Pierre Wimille». Umas semanas depois fez o mesmo com um novo modelo da série: o «Jean Bugatti».
PEÇAS
Metade direita da caixa de velocidades
Dispositivo de controlo da caixa de velocidades
1 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Meo Costantini
O terceiro modelo da série Légendes, o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse «Meo Costantini», presta homenagem a um dos pilotos mais emblemáticos da firma, que, além de dirigir a equipa de competição, venceu a sempre difícil Targa Florio no final da década de 20.
PEÇAS
Metade esquerda da caixa de velocidades
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Rembrandt Bugatti
O Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse é o quarto modelo da série Les Légendes de Bugatti e presta homenagem a Rembrandt Bugatti, irmão de Ettore e reconhecido escultor especializado em figuras de animais, que criou o elefante que coroava os Royale.
PEÇAS
Placa de união da caixa de velocidades 1
Placa de união da caixa de velocidades 2
6 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Black Bess
Com o quinto modelo da série Les Légendes de Bugatti, o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse presta homenagem a um automóvel e não a uma pessoa: o Black Bess inspira-se no Bugatti Type 18, que foi propriedade do famoso aviador Roland Garros nos anos 10.
PEÇAS
Secção traseira do chassi
Fixação do braço de apoio inferior esquerdo
Fixação do braço de apoio superior esquerdo
Fixação do braço de apoio inferior direito
Fixação do braço de apoio superior direito
10 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
4 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Ettore Bugatti
Para o sexto e último Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse da série Les Légendes de Bugatti, a marca decidiu prestar homenagem ao Patrão: Ettore Bugatti, o grande génio. E fê-lo exatamente um ano depois de lançar o primeiro desses modelos tão especiais.
PEÇAS
Disco de travão traseiro esquerdo 1
Disco de travão traseiro esquerdo 2
Prato do disco de travão
Pinça do travão de disco
Pinça do travão de mão
Casquilho do eixo
3+1*parafusosde1,5x4mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Elisabeth Junek, o Légende que nunca chegou a existir
A marca aproveitou o Concurso de Elegância de Pebble Beach, em agosto de 2014, para mostrar o último modelo da série que tinha inaugurado um ano antes, no mesmo local. O sexto e último Légende, o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, prestava homenagem ao próprio Ettore Bugatti. Mas, durante muito tempo, pensou-se que haveria outro dedicado à piloto Elisabeth Junek.
PEÇAS
Braço de controlo de suspensão inferior esquerdo
Braço de controlo de suspensão superior esquerdo
Barra de reforço frontal
Eixo de transmissão
Suporte do amortecedor
Amortecedor Juntas
Pino pequeno
Pino médio
Pino longo
2+1* parafusos de 2,3x4mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 6 mm
2+1* parafusos de 2,3x5mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte I: L’Or Blanc
No verão de 2011, a Bugatti Automobiles SAS apresentou um impressionante Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport desenvolvido em colaboração com a Real Fábrica de Porcelana de Berlim (KPM). O modelo, absolutamente único, conta com elementos deste delicado material.
PEÇAS
Disco de travão traseiro direito 1
Disco de travão traseiro direito 2
Prato do disco de travão
Pinça do travão de disco
Pinça do travão de mão
Casquilho do eixo
3+1*parafusosde1,5x4mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte II: L'Or Blanc
No verão de 2011, a fábrica da Bugatti apresentou um impressionante Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport batizado como L’Or Blanc. O Veyron 16.4 Grand Sport distinguia-se pela sua surpreendente combinação de tonalidades brancas e azuis, bem como pela inclusão de elementos de porcelana.
PEÇAS
Braço de controlo de suspensão inferior direito
Braço de controlo de suspensão superior direito
Barra de reforço frontal
Eixo de transmissão
Suporte do amortecedor
Amortecedor Juntas
Pino pequeno
Pino médio
Pino longo
2+1*parafusos de 2,3x4mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 6 mm
2+1*parafusos de 2,3x5mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Royal Dark Blue
No Salão do Automóvel de Genebra de 2010, um ano depois do lançamento do Veyron 16.4, a Bugatti recebia os seus clientes no customer lounge para lhes mostrar o seu recém-inaugurado programa de personalização, concebido para que o futuro proprietário de um destes carros pudesse configurá-lo a seu gosto.
PEÇAS
Topo do amortecedor traseiro esquerdo
Topo do amortecedor traseiro direito
Mola do amortecedor traseiro esquerdo
Mola do amortecedor traseiro direito
Barra de controlo traseira esquerda
Barra de controlo traseira direita
2 + 1* parafusos de 2,3 x 3 mm
2 + 1* parafusos de 2,3 x 5 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Édition Merveilleux
No final de 2011, com todas as versões do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport esgotadas, a marca desenvolveu um modelo exclusivo chamado Édition Merveilleux para um felizardo cliente chinês.
PEÇAS
Parte externa da jante
Parte interna da jante
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
L’Or Rouge
No verão de 2014, três anos depois de a fábrica ter apresentado o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport L’Or Blanc, alguns admiradores imortalizaram um impressionante Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse com as mesmas linhas psicadélicas, mas desta vez em preto e vermelho.
PEÇAS
Pneu
Tampa da jante
EDIÇÃO ESPECIAL
Le Saphir Bleu
Um ano depois de apresentar o incrível Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport L’Or Blanc, que incluía elementos de porcelana, a fábrica apresentou um Super Sport decorado com o mesmo padrão psicadélico. O seu nome? Le Saphir Bleu.
PEÇAS
Parte externa da jante
Parte interna da jante
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte I: WRC
Em 2013, a Bugatti bateu o recorde mundial de velocidade para um descapotável de produção quando um Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse alcançou os 408 km/h. Nesse mesmo ano, a firma apresentou uma série limitada no Salão do Automóvel de Xangai chamada WRC (World Record Car).
PEÇAS
Pneu
Tampa da jante
EDIÇÃO ESPECIAL
Parte II: WRC
Em 2013, a Bugatti expôs no Salão do Automóvel de Xangai o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, que acabava de bater o recorde mundial de velocidade para um descapotável de produção (408 km/h) e, ao mesmo tempo, apresentou uma série limitada de oito carros: os WRC (World Record Car).
PEÇAS
Parte frontal do chassi
EDIÇÃO ESPECIAL
1 de 1
No verão de 2014, durante a apresentação dos seis Légendes de Bugatti no Concurso de Elegância celebrado na localidade americana de Pebble Beach, a marca revelou outro Veyron 16.4 nunca visto, com uma carroçaria amarela e preta. Alguns pensaram que seria o sétimo modelo da série. Estavam enganados.
PEÇAS
Parte central do chassi
6 + 1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Mirror
Inaugurado há mais de uma década junto da histórica fábrica de Wolfsburg, Autostadt é um parque temático único no mundo dedicado ao setor automóvel e que recebe mais de dois milhões de visitantes por ano. Em novembro de 2018, foi completamente remodelado e, na segunda inauguração, contou com um incrível Bugatti Veyron 16.4 com carroçaria espelhada.
PEÇAS
Parte traseira do chassi
Extremidade traseira do chassi
8 + 1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Lang Lang
Em 2014, os visitantes do Salão Internacional do Automóvel do Catar tiveram a oportunidade de conhecer um novo Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse em cuja carroçaria se combina o preto e o branco-marfim, as cores das teclas de um piano. O nome do modelo? Lang Lang, como o célebre virtuoso chinês.
PEÇAS
Saia traseira
Silenciador
Cobertura do silenciador
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
4+1*parafusosde2,3x4mm
EDIÇÃO ESPECIAL
Nocturne
A 15 de dezembro de 2009, a propósito das celebrações do centenário da marca, a Bugatti Automobile SAS apresentou nada menos do que três modelos exclusivos do Veyron 16.4 no Salão do Automóvel do Dubai. Os seus nomes? Soleil de nuit, Sang d’Argent e Nocturne.
PEÇAS
Parte inferior da estrutura frontal
EDIÇÃO ESPECIAL
Middle East
No final de 2009, a Bugatti Automobiles SAS apresentou três Bugatti Veyron 16.4 excecionais no Salão do Automóvel do Dubai, chamados Soleil de Nuit, Sang d ́Argent e Nocturne, respetivamente, todos destinados ao mercado exclusivo do Médio Oriente.
PEÇAS
Coluna da direção
Tirante da direção
Barra estabilizadora
Parte superior do suporte da engrenagem
Parte inferior do suporte da engrenagem
2 + 1* parafusos de 1,8 x 3,5 mm
2 + 1* parafusos de 2,3 x 6 mm
FERDINAND PIËCH
Parte I: o homem do Veyron
Antes de relançar a marca Bugatti, Ferdinand Piëch tinha dado muito que falar graças ao seu talento como engenheiro. O Porsche 917 e o Audi Quattro, fruto do seu trabalho, revolucionaram o setor automobilístico.
PEÇAS
Quadro superior da estrutura frontal
4 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
FERDINAND PIËCH
Parte II: o homem do Veyron
Ferdinand Piëch chegou ao topo do grupo Volkswagen com uma intenção muito clara: dar uma volta espetacular à firma, por isso iniciou um processo de aquisições para obter algumas das marcas mais prestigiadas do mundo.
PEÇAS
Tampa do diferencial dianteiro
Foles do diferencial dianteiro
Corpo do diferencial dianteiro
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
A FÁBRICA DE MOLSHEIM
Regresso às origens
Ferdinand Piëch, depois de substituir Romano Artioli, decidiu recuperar as raízes alsacianas da Bugatti. O Veyron 16.4 não seria produzido na Fabbrica Blu de Campogalliano, mas, sim, em Molsheim, num edifício completamente novo.
PEÇAS
Painel corta-fogo frontal
2+1*parafusosde2,3x4mm
8+1*parafusosde2,3x4mm
O W16
Os quatro turbos do Veyron
Apesar dos seus 7993 cc, o motor W16 do Bugatti Veyron não poderia ter desenvolvido mais de 1000 CV sem os seus quatro turbocompressores. O desenho foi um enorme desafio tecnológico, pois o sistema exige um enorme fornecimento de ar.
PEÇAS
Placa eletrónica
Fixadores de cabos
Cabos médios 01, 02, 03, 04, 07 e 08
Cabos longos 05, 06, 09 e 10
2+1* parafusos de 2,3 x 4 mm
LORIS BICOCCHI
Piloto de provas do Veyron
Loris Bicocchi possui um currículo impressionante. O piloto italiano, especializado em modelos de alta velocidade, colaborou no desenvolvimento de alguns dos hiperdesportivos mais exclusivos do mundo, como o Bugatti EB 110 e o Veyron 16.4.
PEÇAS
Disco de travão dianteiro esquerdo 1
Prato do disco de travão
Casquilho do eixo
Disco de travão dianteiro esquerdo 2
Pinça do travão de disco
2+1*parafusosde1,5x4mm
O PROTÓTIPO
Despiste a 400 km/h
Dedicar-se a experimentar hypersportscars pode parecer um trabalho de sonho, mas comporta riscos incríveis. Loris Bicocchi despistou-se enquanto pilotava um protótipo do Veyron 16.4 a 400 km/h no circuito de Nardò (Itália). As citações foram retiradas de uma entrevista filmada por Davide Cironi.
PEÇAS
Parte superior do braço esquerdo
Parte inferior do braço esquerdo
Barra de controlo
Amortecedor
Fixação da barra estabilizadora
2 Retentores
Barra estabilizadora
Mola do amortecedor
Batente superior do amortecedor
Pino médio (1,8 x 32 mm)
Pino longo (1,8 x 50 mm)
1 + 1* parafusos de 2,3 x 3 x 5 mm
2+1* parafusos de 2,3 x 5 x 3,8 mm
4+1* parafusos de 2,3 x 5 x 5 mm
CONCEPT CAR
Bugatti Galibier
Durante o seu mandato, Piëch empenhou-se para que a Bugatti se colocasse no topo da indústria automobilística. Em 2009, a propósito do centenário da marca, desenvolveu uma berlina chamada Galibier. Não passou, porém, de um concept car, já que a Bugatti decidiu apostar no Chiron.
PEÇAS
Arco da roda dianteira esquerda
3+1* parafusosde 2,3 x 4 x 3,8 mm
1+1* parafusos de 2,3 x 3 x 5 mm
GIORGIETTO GIUGIARO
O desenhador recusado
Giorgietto Giugiaro desenhou os três concept cars que anunciaram o renascimento da Bugatti depois de Ferdinand Piëch ter adquirido a marca. Considerando a sua longa colaboração com o Grupo Volkswagen, esperava encarregar-se do primeiro modelo comercial, mas no final a empresa preferiu um desenho próprio.
PEÇAS
Parte externa da jante
Parte interna da jante
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 mm
OS TESTES DE VALIDAÇÃO
Condições extremas
O desenvolvimento do Veyron 16.4 não foi fácil, bem pelo contrário. Em agosto de 2003, a Bugatti anunciou que o modelo seria colocado à venda em abril do ano seguinte, mas a data não foi cumprida devido a vários contratempos que dificultaram o processo.
PEÇAS
Pneu
Tampa da jante
BUGATTI VEYRON 16.4
Barchetta
O Veyron 16.4 conta com várias versões especiais que, nalgumas ocasiões, foram adquiridas pelo mesmo proprietário. O Grand Sport permite desfrutar do W16 no seu melhor, mas se o Barchetta tivesse existido, teria sido ainda mais impressionante. Infelizmente, não passou da fase de projeto.
PEÇAS
Disco de travão dianteiro direito 1
Prato do disco de travão
Casquilho do eixo
Disco de travão dianteiro direito 2
Pinça do travão de disco
2+1* parafusos de 1,5 x 4 mm
BERND PISCHESTRIEDER
O sucessor de Piëch
Em 2002, Ferdinand Piëch deixou a direção executiva do Grupo Volkswagen para se tornar chefe do conselho de supervisão. Sucedeu-o no cargo Bernd Pischetsrieder, outro apaixonado pelo automóvel, que levaria a bom termo o projeto do Veyron 16.4.
PEÇAS
Parte superior do braço direito
Parte inferior do braço direito •
Barra de controlo
Amortecedor
Fixação da barra estabilizadora •
2 retentores
Barra estabilizadora
Mola do amortecedor
Batente superior do amortecedor
Pino médio (1,8 x 32 mm)
Pino longo (1,8 x 50 mm)
1 + 1* parafusos de 2,3 x 3 x 5 mm
2+1*parafusos de 2,3 x 5 x 3,8 mm
4+1*parafusos de 2,3 x 5 x 5 mm
VEYRON 16.4
Pneus franceses
Desenhar um pneu que suporte os esforços gerados ao circular a 400 km/h requer conhecimentos técnicos excecionais. Por isso, a Bugatti encomendou à Michelin o desenvolvimento dos pneus para o Veyron 16.4, uma maravilha da tecnologia a um preço que reflete o seu caráter especial.
PEÇAS
Arco da roda dianteira direita
3 + 1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
1 + 1* parafusos de 2,3 x 3 x 5 mm
VEYRON 16.4
Mansory Linea Vincerò
O Bugatti Veyron 16.4 não suscitou muito interesse entre os profissionais do tuning e não é para menos: o seu preço exorbitante desanima qualquer um. Apenas a Mansory se atreveu a deitar a mão ao hiperdesportivo alsaciano.
PEÇAS
Piso do assento do condutor
Consola de comandos
Tapete
1+1* parafusos de 2,3 x 4 x3,8 mm
THOMAS BSCHER
O homem que vendeu o Veyron
No final de 2003, Thomas Bscher, banqueiro alemão e gentleman driver, tornou-se no segundo diretor geral da Bugatti na era Volkswagen. A sua tarefa: assegurar o lançamento comercial do Veyron.
PEÇAS
Base da consola central
Pedais do acelerador e do travão
2+1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
Base do interruptor
4+1* parafusos de 2,3 x 5
Apoio para os pés
Cabo com interuptor
JOZEF KABAN
Desenhador do Veyron 16.4
Para o desenho do novo Bugatti, o Grupo Volkswagen organizou um concurso interno que se desenvolveria sob o olhar atento de Hartmut Warkuss. Venceu Jozef Kaban, um jovem eslovaco com um grande futuro no seio do gigante alemão.
PEÇAS
Piso do assento do passageiro
Tapete
2 + 1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
O MOTOR EM W
Uma arquitetura peculiar
O Grupo Volkswagen é o único a produzir motores em forma de W nas últimas décadas. Esta arquitetura ímpar, que permite desenvolver blocos mais compactos, não teria sido possível sem o VR6, nascido no início da década de 1990.
PEÇAS
Moldura interior da porta do lado direito
Moldura interior da porta do lado esquerdo
Manípulo interior da porta esquerda
4 + 1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
1 + 1* parafusos de 1,5 x 4 x 3,2 mm
KARL-HEINZ NEUMANN
O engenheiro do Veyron 16.4
Ferdinand Piëch escolheu Karl-Heinz Neumann para dirigir o desenvolvimento do Veyron 16.4. Não foi uma tarefa simples, pois os diversos contratempos atrasaram o seu lançamento e custaram-lhe o cargo.
PEÇAS
Parte dianteira do encosto
Parte traseira do encosto
WOLFGANG SCHREIBER
O nascimento do Veyron 16.4
No final de 2003, Wolfgang Schreiber tomou o lugar de Karl-Heinz Neumann no desenvolvimento do Veyron 16.4, já que deviam ser resolvidos inúmeros problemas antes de o comercializar.
PEÇAS
Assento do condutor
Estrutura do assento do condutor
Apoio do cinto de segurança
Dobradiça do assento 1
Dobradiça do assento 2
2+1* parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
DEPOIS DO PROTÓTIPO
A versão final
O lema era claro: nada podia ser alterado no desenho do Veyron 16.4 durante a fase de produção. No entanto, o Bugatti esteve quase a eliminar umas antiestéticas grelhas nos para-lamas dianteiros.
PEÇAS
Parte dianteira do encosto
Parte traseira do encosto
O CARBONO PINTADO
Personalização a pedido
Cada Bugatti é único: para satisfazer o desejo de exclusividade de alguns clientes que podem gastar milhões num carro, a marca oferece a possibilidade de decidir até ao último detalhe e escolher entre materiais tão inovadores como o carbono pintado, disponível em várias cores.
PEÇAS
Assento do passageiro
Estrutura do assento do passageiro
Fixação do cinto de segurança
Dobradiça do assento 1
Dobradiça do assento 2
2+1 parafusos de 2,3 x 4 mm x 3,8 mm
FORA DE SÉRIE
O sistema de refrigeração
O W16 do Bugatti Veyron 16.4, capaz de desenvolver mais de 1000 CV, e incluindo 1200 CV na versão Super Sport, foi o motor mais poderoso do mundo no momento do seu lançamento. A gestão da temperatura do motor requer um sistema de refrigeração excecional.
PEÇAS
Consola central
Cobertura da consola central
3+1 parafusos de 2,3 x 4 mm x 3,8 mm
A REMODELAÇÃO DE 2008
Novos faróis para toda a gama
As obras-primas, e o Bugatti Veyron é uma delas, não precisam de alterações. No entanto, a empresa, no seu desejo de perfecionismo, fê-lo. Embora a silhueta tenha permanecido inalterável ao longo dos anos, estes hiperdesportivo experimentou mudanças.
PEÇAS
Base do painel de instrumentos da consola central
Painel de instrumentos da consola central
Controlos do rádio
Entrada do leitor de CD
Controlos do ar condicionado
Base da manete de velocidades
Entradas de ar
Botão da luz de alarme
Base do relógio
Botão de arranque do motor
Lente do relógio
Manete de velocidades
Esfera do relógio
1+1 parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
1+1 parafusos de 1,8 x 3 x 4,5 mm
ESTRELAS DE 4 RODAS...
... E estrelas sobre 4 rodas
Se as estrelas do período entre guerras adoravam os Bugatti, as estrelas do século XXI não ficam atrás e com razão: possuir um Veyron tornou-se num sinal que distingue as celebridades consagradas daquelas que devem contentar-se com uma fama efémera.
PEÇAS
Painel
Botão do porta-luvas
Fechadura de bloqueio com chave
Interruptor das luzes
1+1 parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
3 + 1 parafusos de 1,8 x 3,5 x 3 mm
O MERCADO DOS VEYRON
Os leilões são tendência
Dezassete anos depois do seu lançamento comercial, o Veyron tornou-se objeto de especulação. Tanto no mercado de segunda mão como nos leilões, os preços sobem com a rapidez que apenas se espera de um Bugatti.
PEÇAS
Perfil do painel
Painel de instrumentos
Quadro do painel de instrumentos
Lente do painel de instrumentos
Viseira do painel de instrumentos
2 + 1 parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
2 + 1 parafusos de 1,5 x 4 x 3,2 mm
RÉPLICA DE MADEIRA
Uma criação da Indonésia
Uma pequena empresa de Java Central, na Indonésia, especializou-se no fabrico de réplicas de carros lendários de madeira, em escala real e incrivelmente realistas.
PEÇAS
Volante
Parte inferior da caixa do volante
Parte superior da caixa do volante
Manípulo esquerdo do indicador de direção
Barra de direção
Manípulo de ajuste da altura do volante
Tampa central do volante
Estrutura central do volante
Manípulo direito do limpa-para-brisas
Dispositivo elétrico das luzes de mudança de direção
4 + 1 parafusos de 1,8 x 3,5 x 3 mm
IMAGEM DE MARCA
Um logo de prata maciça
Como todos os Bugatti modernos, e de acordo com a longa tradição instituída pelo fundador da marca, o Veyron exibe um emblema vermelho de prata maciça.
PEÇAS
Divisória frontal da cabina
Interruptor
Suporte do interruptor
3 + 1 parafusos de 2,3 x 4 x 3,8 mm
2 + 1 parafusos de1,5 x 4 x 3,2 mm
2 + 1 parafusos de 2,3 x 3 x 5 mm
1 + 1 parafusos de 1,8 x 3,5 x 3 mm
1 + 1 parafusos de 1,8 x 3 x 4,5 mm
Três magníficas imagens que realçam a beleza das linhas do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport.
Dimensões: 40 x 30 cm, aproximadamente.
Entregue com o n.º 25
Um porta-chaves exclusivo com o logo da Bugatti, a marca automobilística mais excecional de todos os tempos.
Entregue com o n.º 49
Uma mochila ampla e confortável para levar a paixão automobilística sempre consigo.
Entregue com o n.º 76
Esta caneca de desenho exclusivo será um objeto indispensável nas suas tarefas diárias, tanto em casa como no trabalho.
Entregue com o n.º 103
Três magníficas imagens que realçam a beleza das linhas do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport.
Dimensões: 40 x 30 cm, aproximadamente.
Entregue com o n.º 25
Um porta-chaves exclusivo com o logo da Bugatti, a marca automobilística mais excecional de todos os tempos.
Entregue com o n.º 49
Uma mochila ampla e confortável para levar a paixão automobilística sempre consigo.
Entregue com o n.º 76
Esta caneca de desenho exclusivo será um objeto indispensável nas suas tarefas diárias, tanto em casa como no trabalho.
Entregue com o n.º 103
Para conseguir estas ofertas tem de ativar o Serviço de Reserva Garantida antes da entrega número 8 e mantê-lo ativo.
Em que consiste a coleção?
Não tenho experiência de montagem. É preciso?
De que material são feitas as peças da maqueta?
Que efeitos existem nesta maqueta?
Nota: Venda em quiosques, papelarias e tabacarias. Limitado ao stock existente. O pedido de números atrasados está sujeito a disponibilidade de existências.
Em caso de rutura de stock, haverá substituição da oferta por outra de igual ou superior valor. Se por causas alheias à nossa vontade alguma das ofertas recebidas não se encontrar nas devidas condições, dispõe de 2 meses a contar da data de receção para solicitar a sua troca, devidamente identificada.